Apresentando uma trajetória documental do museu, desde a sua construção até as exposições mais importantes realizadas em seus 65 anos de existência, o Museu de Arte Moderna (MAM) recebe, a partir de domingo (07/04), a exposição “MAM: Sua História, Seu Patrimônio”.
Exposição traz fotografias da década de 1950
A mostra, que tem caráter permanente, repassa a história do prédio localizado no Aterro do Flamengo trazendo cerca de 100 documentos, entre fotografias, catálogos, folders e convites. Uma maquete permite que o visitante entenda o projeto de Affonso Eduardo Reidy (1909-1964), concebido antes do paisagismo de Burle Marx (1909-1994).
No acervo, as fotos do início da década de 1950 se destacam, ao mostrar o museu ainda em construção. Exemplares de boletins do MAM das mais diferentes épocas revelam de que forma o museu divulgou seu conteúdo e tratou suas peças gráficas. Além disso, uma cronologia sobre a construção do prédio e a lista de presidentes ao longo dos 65 anos da instituição complementam o caráter de retrospectiva.
Catálogos das exposições históricas, como a Nova Objetividade Brasileira, reunião de vertentes de vanguardas nacionais em 1967, também fazem parte do acervo.
Espaço aproveitado
A mostra estará em um lugar separado das exposições: o hall do Bloco Escola, ao lado da Cinemateca, do bar MAM e da loja Novo Desenho. O objetivo é aproveitar os espaços, propondo a vivência dos visitantes por todo o conjunto arquitetônico do tradicional museu.
Serviço
Local: Museu de Arte Moderna (MAM)
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro.
Data: A partir de domingo (07/04). Terça a sexta, de 12h a 18h. Sáb. e dom., de 12h a 19h.
Preço: R$ 12.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do Jornal Destak