Notícias | 26 de março de 2013 15:34

TJ-RJ empossa a desembargadora Mônica Sardas

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano, empossou nesta segunda-feira, dia 25, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Mônica de Faria Sardas no cargo de desembargadora do Tribunal. O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, prestigiou a solenidade realizada no Órgão Especial do TJ-RJ.

sardas

Mônica Sardas e suas madrinhas Letícia Sardas e Suely Magalhães

Também estiveram presentes à cerimônia o subprocurador do Estado do Rio, Leonardo Espíndola, representando o governador Sergio Cabral; o subprocurador geral de Justiça de Assuntos Institucionais e Judiciário, Sergio Roberto Ulhoa Pimentel, representando o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira; o conselheiro Bruno Calfat, representando o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio, Thiers Viana Montebelo; os ex-presidentes do TJ-RJ, desembargadores Miguel Pachá, Antonio Carlos Amorim e Luiz Zveiter; entre outros.

“Temos que dar destaque a esta posse, pois enche de júbilo não só a empossada, mas também a mãe, a desembargadora do TJ-RJ Letícia Sardas, que foi a sua mentora intelectual. Ela transformou a menininha Mônica no que é. Homenageio assim todas as mães, pois a gente precisa acreditar na educação de nossos filhos”, disse a presidente do TJ-RJ. E complementou: “Tenho certeza que acertamos ao escolher seu nome. Ela tem história no mundo jurídico de nosso Estado. Fará com que o nome Faria Sardas seja uma referência. É uma colega capaz, dinâmica e será parceira nas lutas do Judiciário”.

29

Presidente da Amaerj (à direita) compôs a mesa da cerimônia de posse

A desembargadora Mônica Sardas, que atuou como promotora de Justiça durante 22 anos, foi escolhida com base na lista tríplice encaminhada pelo Tribunal Pleno ao governador Sergio Cabral para o preenchimento da vaga do quinto constitucional destinada a membros do MP. Formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ela ingressa no TJ-RJ na vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria Henriqueta do Amaral Fonseca Lobo.

“A emoção é muito forte, porque estou seguindo a profissão de minha mãe. Além disso,  estou mostrando o valor das mulheres”, disse a nova desembargadora, que adentrou o Órgão Especial na companhia de suas madrinhas: sua mãe, a atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE), desembargadora Letícia de Faria Sardas, e da desembargadora Suely Lopes Magalhães.

posse sardas

Desembargadora Leila Mariano empossa nova desembargadora do TJ-RJ

A desembargadora Letícia Sardas falou de sua emoção neste momento tão especial: “Estou flanando de alegria. Desde pequena ela queria seguir este caminho. Fui fonte de referência para ela”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ | Fotos: Luis Henrique