O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, participou, na última terça-feira (19), do Fórum Panrotas, um dos principais eventos do setor de turismo brasileiro no país. No painel “Responsabilidade Civil – Direitos e Deveres na Venda de Produtos e Serviços de Viagens”, o magistrado afirmou que falta transparência na relação entre agentes de turismo e o consumidor.
“O turismo é uma atividade complexa, envolve fornecedores de diferentes segmentos como agências de viagens, hotéis e companhias aéreas e, exatamente por isso, a informação torna-se essencial”, afirma Dell’Orto. “É importante informar ao máximo o cliente sobre o produto ou serviço que ele está comprando, com dados detalhados e corretos. Posturas como essa diminuem problemas futuros.”
Outra medida importante comentada pelo presidente da Amaerj seria criar ou tornar mais eficientes os mecanismos de interação com o cliente visando antecipar ou resolver rapidamente as possíveis queixas. “Ao atuar na conciliação com os clientes para que os casos sejam resolvidos e encerrados na própria empresa evita-se que as questões sejam levadas diretamente ao Judiciário, o que reduz o número de ações e processos.” Além disso, continua dell’Orto, “com providências como essa, as empresas conseguem minimizar o grau de insatisfação e fidelizar o cliente”.
Segundo o assessor chefe do Procon de São Paulo, Renan Ferraciolli, o órgão registrou, em 2012, 5.492 queixas contra agências de viagens e operadoras de turismo; 506 contra a hotelaria, e 240 contra as empresas aéreas.
O Fórum reuniu, em São Paulo, autoridades, formadores de opinião e representantes do setor de turismo, em dois dias de atividade, com debates, painéis e apresentações sobre o segmento.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj