Notícias | 19 de março de 2013 17:22

Estudantes norte-americanos participam do Juristur Universitário

Os alunos do curso de Direito da Northwestern University School of Law (Universidade do Noroeste – Escola de Direito), de Chicago (EUA), Mario Caccista (33 anos) e Megan Kiernan (26 anos), participaram, na tarde de ontem (18), do Juristur/Conhecendo o Judiciário. Os estudantes foram recebidos pelo juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, na sede da Amaerj, ao lado da advogada Francisca Lima, secretária do projeto, e da funcionária do cerimonial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ana Maria, que foi responsável pela tradução.

Cópia de Cópia de IMG_0581

Programa da Amaerj recebeu a visita de universitários de Direito dos Estados Unidos

Os estudantes conheceram o antigo Palácio da Justiça, o Órgão Especial, durante a sessão, e as novas instalações do Tribunal Pleno do TJ-RJ. Durante o encontro, o magistrado explicou a história e o funcionamento do Judiciário brasileiro e os universitários também comentaram sobre os procedimentos adotados pela Justiça norte-americana. 

Opiniões

O contexto histórico e a troca de experiências foram os pontos que mais chamaram a atenção dos universitários. “O que eu achei muito interessante foi a conversa inicial que tivemos com o magistrado, pois ele é a melhor pessoa para explicar como as coisas acontecem por aqui. Mas, o que eu gostei ainda mais, foi que enquanto estávamos aqui, tentando aprender sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro, ele (juiz Joel Pereira dos Santos) se mostrou interessado em saber sobre o sistema jurídico dos Estados Unidos. É legal aprender, mas a troca de informações é excelente, torna o encontro dinâmico”, elogiou Mario Caccista.

Cópia de Cópia de IMG_0584

O estudante Mario Caccista conheceu o 1º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro

Para a estudante Megan Kiere a visita guiada pelo juiz Joel, com a explicação detalhada sobre o funcionamento e a composição da Corte fluminense proporcionou uma viagem no tempo, que fez lembrar da época da escola. “Eu adorei a visita. Foi realmente muito legal visitar o prédio antigo, aprender sobre a história e escutar sobre como as mudanças aconteceram e como tudo se desenvolveu. Na época do colégio eu adorava ver as fotos antigas dos álbuns de história”, conclui saudosa.

Pela primeira vez no Brasil

A visita faz parte do programa oferecido pela Northwestern University School of Law, aos alunos do 2º e 3º ano do curso de Direito, através do programa International Team Projects – ITP (Projeto Internacional de Grupos), que pela primeira vez trouxe estudantes ao Brasil. O ITP, criado em 1999, oferece uma experiência única para os estudantes de Direito estadunidenses, que aprendem sobre o papel da lei e instituições legais, bem como os sistemas políticos, econômicos e culturais em um país estrangeiro. “Nós viajamos para outro país, em um projeto de campo, e fazemos entrevistas e encontros com cidadãos locais. Quando retornamos aos Estados Unidos reunimos tudo que aprendemos em um relatório e apresentamos para os nossos colegas de classe”, comentou Mario Caccista.

A norte-americana Megan Kiernan explicou que os estudantes realizaram pesquisas sobre o Brasil durante um ano e, com o auxílio de alunos brasileiros, ficaram sabendo do programa Juristur.  “Nossa colega brasileira traduzia tudo e foi a intermediária nos e-mails que trocamos com a Associação. Enviávamos as informações para ela, que repassava tudo”, explicou a jovem.

Cópia de Cópia de IMG_0589

A universitária americana Megan Kiernan elogiou a estrutura do Poder Judiciário fluminense

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj