O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sedia nesta semana o 3º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça (CPVIP). O desembargador Ricardo Alberto Pereira, 1º vice-presidente da AMAERJ, representou a Associação na solenidade de abertura, realizada na manhã desta quinta-feira (12).
Além do vice-presidente da AMAERJ, compuseram a mesa de honra os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; José Carlos Maldonado, 3º vice-presidente do TJ-RJ; Maria Erotides Kneip, presidente do CPVIP e vice-presidente do TJ-MT; Clarice Claudino da Silva, presidente do TJ-MT; e Luciano Carrasco Falavinha Souza, assessor especial da Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
A reunião visa levantar boas práticas que possam aprimorar o exercício das funções e aperfeiçoar, cada vez mais, a prestação jurisdicional, além do debater o papel do STJ como Corte de vértice e os precedentes qualificados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2024 também é um dos temas tratados no encontro. Na sexta-feira (13), será redigida e aprovada a Carta do Rio.
Na abertura do evento, os desembargadores do Rio deram as boas vindas aos colegas de outros estados. “Estou muito feliz em recebê-los. Sintam-se acolhidos e aproveitem essa cidade que é realmente maravilhosa. Estamos à disposição para o que precisarem”, disse o presidente Ricardo Cardozo.
O desembargador Ricardo Alberto Pereira também recepcionou os magistrados. “Quero colocar a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro à disposição de cada um dos senhores. É um prazer para nós, da AMAERJ, tê-los aqui e desejo um eficaz, produtivo e feliz encontro deste importante Colégio”, saudou o 1º vice-presidente da AMAERJ.
O desembargador José Carlos Maldonado parabenizou os responsáveis pela realização do evento. “Agradeço ao presidente Ricardo Rodrigues Cardozo que possibilitou que este encontro se realizasse no Rio. Saúdo também os desembargadores eleitos para a próxima gestão deste Tribunal, que somarão muito a este colégio. Que este nosso 3º encontro seja mais um passo nesta nossa longa caminhada”, afirmou o 3º presidente do TJ-RJ.
Desembargadores José Carlos Maldonado e Ricardo Rodrigues Cardozo
Representando a AMB, o desembargador Luciano Carrasco mencionou a união entre os vice-presidentes dos Tribunais. “Quero homenagear a desembargadora Erotides por ter reinaugurado este Colégio de uma maneira exemplar, e por agregar de volta todos os vice-presidentes do Brasil”.
A presidente do TJ-MT também parabenizou a vice, que agora preside o CPVIP. “O Mato Grosso se sente muito prestigiado em estar aqui. Nossa vice-presidente adora agregar pessoas, é sua maior habilidade e a prova disso foi conseguir retomar o Colégio de Vice-Presidentes. Quero parabenizar a desembargadora Erotides e agradecê-la”, discursou a desembargadora Clarice Claudino da Silva.
À frente da abertura da reunião, a desembargadora Maria Erotides Kneip exaltou a união dos magistrados para o fortalecimento do Judiciário. “Vamos pensar na importância do papel das Vice-Presidências junto aos tribunais estaduais. Nós precisamos estar juntos. Este Colégio tem razão de ser e precisa estar unido. Queremos um Poder Judiciário extremamente equilibrado, humanizado, e trabalhando juntos. Será um encontro de muitos frutos, eu tenho certeza”, concluiu.
Após os discursos, foi outorgada a Medalha do Mérito Ministro Paulo de Tarso Sanseverino aos desembargadores Ricardo Cardozo e Clarice Claudino.
Leia também: Presidente Eunice Haddad se reúne com relator da PEC 45/2024 e parlamentares
EMERJ abre inscrições no curso ‘Sentença Criminal e a Jurisprudência dos Tribunais Superiores’
Pesquisa com magistrados do TJ-RJ analisa importância da perícia contábil nos processos cíveis