Magistrado: 1988 • Desembargador: 2008 • 10ª Câmara de Direito Privado
Candidato à Diretoria-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)
AMAERJ – Por que decidiu concorrer à Diretoria-Geral da EMERJ?
Desembargador Fabio Dutra – Resolvi submeter meu nome ao escrutínio dos colegas porque acredito reunir as condições necessárias à boa administração da Escola e sei que os Desembargadores escolherão aquele que lhes pareça o melhor. Tenho bastante estrada na Magistratura e acompanho a EMERJ desde a fundação, além de ter sido professor universitário, por mais de 20 anos. Sendo mestre em Direito, licenciado em Educação e estudante de Teologia, além de estar ligado ao ensino durante toda a minha vida, penso estar preparado para entender os anseios do corpo docente e discente, além de ouvir as aspirações dos magistrados que não estão diretamente ligados à EMERJ, mas que tem o direito de serem ouvidos sobre os rumos da Escola. Assim, sendo um antigo ideal e por acreditar que estou qualificado para fazê-lo, submeto o meu nome aos eminentes eleitores.
AMAERJ – Quais suas principais propostas?
Desembargador Fabio Dutra – Quanto ao comando que procurarei imprimir à instituição, caso seja escolhido pelos colegas para dirigir a EMERJ, será: continuar o que é bom e que vem dando certo, estimular o aprofundamento do estudo e da pesquisa, buscar a colaboração dos bons cérebros e a experiência que estão subutilizados no nosso Tribunal e reforçar a ideia de que a EMERJ é a casa do magistrado, e não um cursinho preparatório qualquer!
Pretendo trabalhar em três eixos principais: o da preparação dos que aspiram ao concurso público para a Magistratura, dialogando com as melhores técnicas de ensino, mantendo a nossa relevância e preservando a tradição de excelência; a formação e a atualização do magistrado já em exercício, considerando a necessidade da transformação do conhecimento dogmático em ferramenta de atuação prática; e aprimoramento acadêmico daqueles que buscam a excelência na ambiência do magistério e da prestação jurisdicional.
Sendo certo que todas as administrações anteriores contribuíram para fazer da EMERJ uma escola de alto padrão e respeitabilidade, pretendo contribuir para a promoção e amplitude das ideias que se mostrarem efetivas, além de viabilizar novos caminhos.
AMAERJ – Que mensagem gostaria de transmitir aos magistrados?
Desembargador Fabio Dutra – Penso que, após 36 anos convivendo com os colegas, todos conheçam meu comportamento, tendências, ideologias e porque não dizer, idiossincrasias, razão pela qual, depois de concorrer por três vezes, optei por não incomodar os eleitores expondo plataformas, planos e projetos que, muitas vezes, são inexequíveis, pois estamos sujeitos aos incontornáveis comandos normativos, às decisões dos tribunais superiores e do CNJ e aos acertos feitos por gestões anteriores e que não prejudicam o bom andamento da instituição.
Não pretendo ser cansativo, mas acredito estar preparado para dirigir a EMERJ, reiterando que sou Bacharel em Educação e Mestre em Direito, com mais de 20 anos em sala de aula de cursos superiores, muitos deles na Instituição! Assim, com muito respeito e humildade, mais uma vez submeto meu nome à consideração do Tribunal Pleno, certo de que saberá escolher o melhor para a nossa Escola!
Trajetória
• Magistrado: 1988
• Desembargador: 2008
• 10ª Câmara de Direito Privado
– Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
– Licenciado em Pedagogia pela UFF.
– Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho.
– MBA – Política, Estratégia e Administração pela UNESA.
– MBA – Política, Estratégia e Administração pela ESG.
– Especialização em Direito da Empresa pela UNIGRANRIO.
– Diplomado pela ESG no Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia.
– Seminar on the Civil Justice System in the United States. American University. Washington College Law. International Judicial Academy, Estados Unidos.
– Advanced Studies Program in Fundamental Civil Liberties. Universidades de Coimbra e Oxford University.
– Membro das bancas examinadoras de quatro Concursos para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro.
– Ex-professor da Estácio, da UINIVERSO, da UNIVERCIDADE e da ESA/RJ.
– Ex-Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).
– Ex-diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
– Estudante de Teologia (Faculdade Batista do Rio de Janeiro).
Leia as entrevistas com os demais candidatos à Diretoria-Geral da EMERJ:
Desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto
Desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo
| Confira aqui a revista Fórum especial das Eleições do TJ-RJ