CNJ | 06 de novembro de 2024 15:31

TJ-RJ recebe menção honrosa no 1º Prêmio Equidade Racial, do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, nesta terça-feira (5), os vencedores da primeira edição do Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) recebeu menção honrosa no eixo Desempenho da premiação, que reconhece as boas práticas promovidas pelos tribunais na promoção da igualdade racial.

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o prêmio teve um amplo engajamento dos tribunais do país, com “iniciativas criativas, sustentáveis e replicáveis, capazes de promover mudança real e criar uma cultura antirracista”.

A premiação teve seu resultado anunciado durante o Seminário de Boas Práticas em Equidade Racial, em Brasília.

O desembargador Wagner Cinelli, presidente dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação de 1º e 2º graus do TJ-RJ (COGENs), ressaltou a conquista.

“A menção honrosa é o reconhecimento de que o TJ-RJ está alinhado com as políticas orientadas pelo CNJ, relativas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. Realizamos um conjunto de ações de natureza múltipla, como a institucionalização do GT-Mulheres Negras, atividades e capacitações promovidas pelos COGENs, pelo Museu da Justiça e pela EMERJ. Todas as realizações e parcerias foram possíveis pelo apoio da Presidência do Tribunal e pelo afinco de todas as pessoas integrantes dos Comitês, Comissões e entidades envolvidas”, afirmou.

Foto: Ana Araújo/Agência CNJ
Foto: Ana Araújo/Agência CNJ

Leia também: Cerimônia de entrega do 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos será na quinta-feira
Presidente Eunice Haddad participará de seminário com magistrados do Brasil e estrangeiros
AMAERJ sorteará inscrições para Seminário Interdisciplinar de Processo Civil e Propriedade Industrial