A Câmara Municipal de Niterói concedeu ao desembargador Claudio Brandão de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o título de cidadão niteroiense. A cerimônia aconteceu no Plenário da Casa nesta terça-feira (5). A juíza Rita Vergette, diretora-adjunta da AMAERJ, representou a Associação na solenidade.
Além do homenageado e da dirigente da AMAERJ, compuseram a mesa de autoridades o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; o vereador Milton Carlos da Silva Lopes, conhecido como Cal, presidente da Câmara Municipal; Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ; e o vereador de Niterói Binho Guimarães.
Na solenidade, Claudio Brandão agradeceu a condecoração e reafirmou o compromisso com a cidade de Niterói. “Eu recebo esta homenagem não só como alguém que escolheu Niterói, de coração, mas também como uma homenagem ao Poder Judiciário e a esta relação institucional dos poderes que deve prevalecer. Sou muito grato ao município e esse vínculo eu vou levar para o resto da minha vida. Eu já tinha este compromisso e o reafirmo hoje, na presença de todos os senhores: eu vou ajudar, cada vez mais, a cuidar de Niterói”, frisou o homenageado.
O presidente do Tribunal de Justiça caracterizou o desembargador Brandão como “uma pessoa humana e sensível”: “O Claudio é um magistrado que merece essa homenagem. A nossa cidade se sente honrada em recebê-lo como o novo cidadão niteroiense. Você ter adotado esta cidade como sua é muito bom. Esta homenagem é do povo desta cidade, pois a Câmara dos Vereadores é a representação do povo, e expressa o sentimento que a população tem por você”, disse o desembargador Ricardo Cardozo.
A juíza Rita Vergette relembrou os anos em que teve o desembargador como professor e o parabenizou. “Fui sua aluna na Escola da Magistratura e posso testemunhar a qualidade do conhecimento que o senhor divide com cada um de nós. A homenagem da cidade de Niterói veio em boa hora e é mais do que justa e merecida. Parabéns, desembargador Claudio”, finalizou.
Leia também: AMAERJ sorteará inscrições para Seminário Interdisciplinar de Processo Civil e Propriedade Industrial
Cerimônia de entrega do 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos será na quinta-feira
FGV Justiça abre inscrições para magistrados em curso no Rio sobre desafios da democracia