Oriunda do Ministério Público, Renata Maria Nicolau Cabo foi empossada nesta segunda-feira (21) como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O 1º vice-presidente da AMAERJ, desembargador Ricardo Alberto Pereira, representou a Associação na cerimônia.
Renata Cabo entrou no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo acompanhado dos desembargadores Custódio de Barros Tostes e Lúcia Regina Esteves de Magalhães. A nova magistrada se disse honrada e muito feliz em discursar pela primeira vez perante o Tribunal de Justiça.
“Esse é um dos momentos mais importantes da minha carreira e da minha vida. O desejo de enfrentar esse novo desafio vem dos 14 anos que, como procuradora de Justiça, atuei perante este egrégio Tribunal, o que despertou em mim o interesse pela importantíssima tarefa de julgar nos órgãos colegiados. A Magistratura foi, então, a cada sessão de julgamento, se tornando um novo anseio com o mesmo entusiasmo daquela estagiária que, por mais de três décadas, sonhava em realizar justiça”, afirmou.
“Prometo uma Magistratura séria, dedicada, comprometida com os ideais que me são mais caros: honestidade, trabalho árduo, humanidade no trato com todos e um atuar pautado pela justiça, na defesa dos direitos humanos e da Constituição da República”, frisou a desembargadora Renata Cabo.
O desembargador Fernando Cerqueira Chagas discursou em nome da Corte. “Estamos em verdadeira festa, vivenciando hoje um momento muito especial. Chegou a hora de orgulhosamente receber a nossa desde sempre muito aguardada desembargadora Renata Maria Nicolau Cabo. Quanta experiência e conhecimento jurídica vossa excelência traz para este Tribunal, quanto orgulho para a família Cabo. Nos sentimos verdadeiramente honrados com a sua vinda. Que seja muito feliz na sua nova casa”, disse.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, deu as boas-vindas. “Estou sentindo uma alegria muito grande porque conheço a Renata, sei que será uma excelente desembargadora. Estamos recebendo uma das melhores procuradoras de Justiça, sensível, que tem um olhar diferenciado para a jurisdição. Você está sendo muito bem acolhida. Desejo muitas felicidades, que Deus ilumine sempre o seu caminho.”
Renata Cabo foi nomeada pelo governador Cláudio Castro no último dia 14, após lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno do TJ. A magistrada preencheu a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Maurício Caldas Lopes.
A nova desembargadora é irmã da juíza Ana Paula Nicolau Cabo, 2ª secretária da AMAERJ. Nascida em Niterói, Renata Cabo é formada em Direito pela Universidade Candido Mendes. Ingressou no Ministério Público em 1992 e atuou em Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Carmo, Itaguaí, Araruama, Duque de Caxias e na Capital. Era procuradora desde 2010.
Leia também: Fórum Central do TJ-RJ terá o nome do desembargador Antônio Jayme Boente
Órgão Especial do TJ-RJ vota a remoção de 24 magistrados
Magistrados do 17º Concurso completam 31 anos de carreira