Brasil | 17 de outubro de 2024 10:40

Juízes do Rio fazem palestra na ExpoJud sobre IA no Direito

Foto: Andressa Anholete/STF

Os juízes Anderson Paiva e Fábio Porto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foram palestrantes da 8ª edição da ExpoJud, a maior exposição de tecnologia e inovação para o ecossistema de Justiça. Os magistrados participaram do evento nesta quarta-feira (16), em Brasília.

O uso de ferramentas tecnológicas disruptivas e as novas perspectivas de atuação dos profissionais do Direito foram alguns dos temas tratados no painel, que também contou com a presença do Valter Shuenquener, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os três magistrados são autores do livro “Inteligência Artificial Generativa no Direito: um guia de como usar os sistemas (ChatGPT, Google Gemini, Claude, Mistral e Bing) na prática jurídica”.

Na ExpoJud, os juízes abordaram as transformações sociais provocadas pela tecnologia, as ferramentas que podem auxiliar os profissionais da área jurídica e exemplos de boas práticas desenvolvidas pelo Judiciário.

Juiz Anderson Paiva | Foto: Andressa Anholete/STF

O juiz Anderson Paiva, que também é juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF) e conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ, destacou que o desenvolvimento da inteligência artificial é mais um momento transformador da sociedade. “Não tenho dúvidas de que veremos um mundo antes e depois da inteligência artificial generativa. Os Núcleos de Justiça 4.0 vão revolucionar a jurisdição”, afirmou.

Para o magistrado, o uso das novas tecnologias deve ser estimulado pelos profissionais do Direito. “Precisamos nos reinventar e passar a utilizá-las no nosso dia a dia e no nosso trabalho.”

(Com informações do STF)