AMAERJ | 25 de setembro de 2024 14:00

Mídia fluminense repercute caminhada de magistrados e servidores pela Pequena África

A edição Rio de Janeiro do jornal Correio da Manhã, divulgou, nesta quarta-feira, como foi a 2ª edição da Trilha da Memória – uma jornada pela Pequena África, realizada no último sábado (21). Noventa pessoas participaram da caminhada, que teve a presença de nove magistrados.

O impresso ressaltou que a iniciativa foi promovida pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens) do TJ-RJ. Com a presença de uma guia turística especializada, os participantes visitaram espaços marcados pela história negra viva na oralidade e na arquitetura da cidade do Rio de Janeiro.

A AMAERJ é uma das apoiadoras do evento. O diretor cultural da Associação e presidente dos Cogens, desembargador Wagner Cinelli, destacou que o número de pessoas que se juntaram ao passeio aumentou em relação ao ano passado.

“Isso indica a crescente conscientização sobre a memória social e, no caso, propiciando maior conhecimento sobre a chaga que foi a escrividão”, disse o magistrado ao jornal.

Para o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a iniciativa “reafirma o compromisso do Tribunal com a construção de uma cultura antirracista e baseada na equidade e no respeito”.

No encontro, o grupo percorreu por mais de três horas o Centro do Rio, passando pela Praça Mauá, Igreja de São Francisco da Prainha;, painel Hilário Jovino, Casa da Escrevivência, Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Mirante do Morro da Conceição, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Espaço Cultural Casa da Tia Ciata, Mercado de Escravizados, Cais do Valongo e Cais da Imperatriz, Docas Pedro II, Praça da Harmonia e a Revolta da Vacina, e o Cemitério dos Pretos Novos.

Estiveram presentes na Trilha da Memória os desembargadores Patrícia Serra e Wagner Cinelli, e os juízes Bruna Hayar Fuscella, Gustavo Cordeiro Lomba de Araújo, Laura Noal Garcia, Marcello Sá Pantoja Filho, Patrick Couto Xerez Sobral, Raquel Chrispino e Ricardo de Andrade.

Confira neste link a edição completa do jornal. A matéria especial se encontra, na íntegra, na página 8.

Humberto Adami (presidente da CEVENB-OABRJ), Mercedes Gonzalez (presidente do IPN), desembargador Wagner Cinelli, juiz Ricardo de Andrade, desembargadora Patrícia Serra, juíza Raquel Chrispino e Alexandre Arantes de Nadai (diretor de comunicação do IPN)

Leia também: AMAERJ parabeniza magistrados pelos 28 anos do 25º Concurso
Almoço dos aposentados será na próxima quarta-feira
EMERJ abre inscrições para curso de aperfeiçoamento de magistrados