Para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promoverá, nos dias 26 e 27 de setembro, uma ação social que oferecerá diversos serviços para pessoas com deficiência. O evento é coordenado pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI), e apoiado pela AMAERJ.
Das 10 às 17h, o Tribunal, em parceria com outras entidades, promoverá serviços como emissão e regulação de títulos de eleitor, Identificação Civil, Carteira PcD, Vale Social, CadÚnico e BPC, mediação e conciliação, confecção de currículos e cadastro para emissão do cartão de gratuidade na passagem.
O projeto Justiça Itinerante marcará presença no evento, disponibilizando os serviços de conversão de união estável em casamento, 2ª via de documentos e outros serviços Judiciais.
O ano de 2024 sediará a terceira edição da ação e contará com a participação da Mútua dos Magistrados, que prestará serviços médicos. Ela acontecerá no térreo da lâmina III do TJ-RJ, localizado na rua Dom Manuel, 37, no Centro do Rio.
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorado 21 de setembro, data que marca a construção de mobilizações para a inclusão social, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. “Em nossas últimas edições, celebramos no dia 5 de dezembro, que é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mas visando uma acessibilidade ainda maior, aumentamos a duração, de um para dois dias, e antecipamos para setembro, mês da comemoração nacional, que é mais fresco”, declarou a coordenadora do projeto.
Leia também: AMAERJ ‘Memória’: bate-papo com ex-presidentes discutirá legado e importância da Associação
Desembargadores do Rio abordarão o Judiciário e o mercado de capitais em encontro na EMERJ
Curso sobre Eproc tem inscrições abertas para novas turmas