Notícias | 28 de julho de 2024 16:12

AMAERJ lastima o falecimento do desembargador Décio Xavier Gama

A AMAERJ informa, com pesar, o falecimento do desembargador Décio Xavier Gama, aos 99 anos, neste domingo (28). O magistrado dedicou-se ao Poder Judiciário fluminense por 22 anos e foi vice-presidente da então Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ) na década de 1980.

Nascido em Mimoso do Sul (Espírito Santo), Décio Xavier Gama formou-se em 1953 pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Após advogar por 20 anos, ingressou na Magistratura do antigo Estado da Guanabara em 1973.

No Estado do Rio de Janeiro, atuou na 8ª Vara de Fazenda Pública, no Tribunal de Alçada Cível e como corregedor da Justiça Eleitoral. Foi promovido a desembargador em 1993 e aposentou-se dois anos depois.

Após a aposentadoria, presidiu o Colegiado Dirigente do Museu da Justiça e integrou a Comissão de Preservação da Memória Judiciária do TJ-RJ.

O velório será nesta segunda-feira (29), das 13h às 16h, na Capela Ecumênica 1 do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária do Rio (Rua Monsenhor Manuel Gomes, nº 307).

A AMAERJ expressa condolências aos familiares e amigos do desembargador e manifesta reconhecimento pela dedicação à Magistratura e ao Judiciário fluminense.