AMAERJ | 04 de junho de 2024 17:45

Magistrados e pensionistas falam de poesias no projeto ‘Velhos são os outros’

Organizado pela AMAERJ e pela Mútua dos Magistrados, o projeto “Velhos são os outros” reuniu 15 magistrados e pensionistas nesta terça-feira (4). Diretora-adjunta da AMAERJ, a juíza Rita Vergette representou a Associação no encontro, que abordou a vida e a obra do poeta Manoel de Barros (1916-2014). A terceira edição do evento recebeu a atriz, jornalista e escritora Bianca Ramoneda.

Estiveram presentes os desembargadores Roberto Felinto, diretor de Aposentados da AMAERJ; Miguel Pachá, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) de 2003 a 2004; Eunice Caldas, presidente da Associação Beneficente dos Amigos do TJ-RJ (ABATERJ); e Myriam Medeiros e Gilda Carrapatoso, novas diretoras do projeto.

Idealizado pela desembargadora Andréa Pachá, “Velhos são os outros” tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos magistrados aposentados e pensionistas a partir de 60 anos. A fim de incentivar o convívio social, o projeto promove encontros e rodas de conversa sobre temas contemporâneos e de interesse dos associados.

Ao abrir o encontro, o desembargador Miguel Pachá falou sobre a iniciativa. “A Andréa, quando imaginou esse projeto, desejava que nós saíssemos de casa para conversar sobre os mais diversos assuntos, até sobre Direito. Seria uma maneira de congregar principalmente os aposentados. Agora, ela foi surpreeendida com o convite da ministra Cármen Lúcia para o Tribunal Superior Eleitoral e pediu que eu fizesse um agradecimento especial à Myriam Medeiros e à Gilda Carrapatoso, que aceitaram o desafio de dirigir esse projeto”, disse o desembargador.

A desembargadora Myriam Medeiros destacou a importância do encontro. “A Andréa me convidou porque gosto muito de leitura. Nós, de certa forma, navegamos em um barco parecido. O interessante é a informalidade, a troca de ideias, a identificação com temas que você gosta.”

A escritora Bianca Ramoneda agradeceu pelo convite de participar do evento. “Fico muito feliz de estar aqui hoje. Sou militante em relação ao etarismo, contra uma sociedade que diz quando temos que parar. Não iremos aceitar esse preconceito. E, para mim, não há nada mais prazeroso do que nós estarmos aqui em uma terça à tarde para falar de Manoel de Barros.”

O projeto “Velhos são os outros” realiza encontros quinzenais, realizados às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, no Salão dos Magistrados, na entrada da Biblioteca, no térreo da Lâmina 3 do Fórum Central.

Leia também: AMAERJ congratula magistrados do 29º Concurso pelos 26 anos da posse
Apoiado pela AMAERJ, Congresso Internacional CBMA de Arbitragem oferece desconto para associados
Lançamento do 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli ressalta a importância de destacar iniciativas em prol dos direitos humanos