Legislativo | 15 de maio de 2024 11:16

Desembargador Gabriel Zéfiro é condecorado com a Medalha Tiradentes

A Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) homenageou o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativo fluminense. O 2º vice-presidente da AMAERJ, juiz Antonio Aurélio Abi Ramia, representou a Associação na solenidade, realizada na noite desta terça-feira (14).

Compuseram a mesa de autoridades os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do Tribunal; Luiz Zveiter, decano e presidente do TJ no biênio 2009/2010; Claudio Mello Tavares, presidente do TJ de 2019 a 2020; Ricardo Couto, presidente da Mútua dos Magistrados; Flávio Horta e Luiz de Mello Serra.

Ao discursar, o desembargador Gabriel Zéfiro contou passagens de sua carreira e saudou os integrantes da mesa, contando histórias que viveu junto aos presentes.

O presidente Ricardo Cardozo falou sobre a escolha do desembargador Gabriel Zéfiro para a direção da Comissão de Segurança Institucional e Inteligência do Poder Judiciário do Estado (COSEI). “Tenho a confiança de que fiz a escolha certa. O Gabriel é a pessoa indicada para estar ali à frente. Temos só que agradecer a você, por ser esse homem íntegro, esse magistrado sério que nos dá orgulho de tê-lo como colega de Corte.”

A honraria entregue ao magistrado foi destacada pela desembargadora Suely Magalhães. “Ao receber essa medalha da Casa da Democracia, vossa excelência está fazendo em nome de todos e todas nós. Me sinto também recebedora dessa medalha através desse colega tão maravilhoso, o nosso Gabriel Zéfiro”, afirmou a magistrada.

O desembargador Luiz Zveiter enalteceu o homenageado. “Essas tantas homenagens que você vai receber e que já recebe são frutos do trabalho e daquilo que você representa. Parabéns à Assembleia por homenagear um grande homem”.

O período em que Gabriel Zéfiro dirigiu o Fundo Especial do TJ, durante a pandemia de Covid-19, foi relembrado pelo então presidente da Corte, desembargador Claudio Mello Tavares. “Gabriel honrou o cargo, trabalhou diuturnamente em prol da sociedade.”

Para o desembargador Ricardo Couto, o homenageado tem “a sensibilidade do grande julgador”. O presidente da Mútua parabenizou o colega por tudo o que fez pela Justiça fluminense.

O desembargador Mello Serra contou histórias que viveu junto ao laureado e parabenizou a Alerj pela homenagem. “Gabriel Zéfiro honra a Magistratura carioca e fluminense, e é merecedor de todas as homenagens que ele puder receber”, disse.

O desembargador Flávio Horta ressaltou que a homenagem “é muito mais do que merecida”. “Daqui por diante, você continue tão brilhante como é atualmente.”

Também esteve no evento o diretor-geral da Escola da Magistratura (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello. A solenidade foi presidida pelo deputado Chico Machado (Solidariedade).

Nascido no Rio de Janeiro, o desembargador Gabriel Zéfiro é graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio.

Atuou como promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais (1987-1988) e defensor público do Rio (1988-1990). Magistrado há 34 anos, foi promovido a desembargador em 2007. Coordenou o Curso de Formação de Magistrados da EMERJ de 1995 a 2007. Atualmente, preside a 21ª Câmara de Direito Privado do TJ-RJ e integra o Órgão Especial.

Leia também: AMAERJ acompanha realização da Semana Nacional do Registro Civil no Rio
Cúpula reúne no TJ-RJ presidentes das Supremas Cortes dos países do G20
Magistrados e pensionistas participam do 2º encontro do projeto ‘Velhos são os outros’