AMAERJ | 14 de maio de 2024 14:35

Cúpula reúne no TJ-RJ presidentes das Supremas Cortes dos países do G20

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sediou o “J20: Cúpula dos Presidentes das Supremas Cortes e Cortes Constitucionais dos Membros do G20”, fórum de cooperação internacional que reúne as maiores economias do mundo. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve no encontro, realizado de segunda a terça-feira (13 e 14).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), participaram do evento no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.

Estiveram na Cúpula representantes das Cortes da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, França, Índia, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia.

Organizado pelo STF, o J20 fez parte do contexto da presidência do Brasil no G20 em 2024. O encontro instituiu um fórum global para órgãos de jurisdição constitucional, com a troca de ideias e iniciativas sobre temas de relevância na atualidade, como cidadania, inclusão social, litigância climática, desenvolvimento sustentável, transformação digital e o uso da tecnologia para a eficiência da Justiça.

No encerramento, o presidente do STF afirmou que a Cúpula obteve sucesso ao trazer representantes das Cortes dos membros do G20.

“Foi um encontro maravilhoso. Falamos sobre a diversidade de perspectivas trazidas pelas delegações aqui representadas. Nos engajamos em discussões críticas que passaram por um amplo espectro de preocupações judiciais, refletindo uma diversidade muito rica de experiências e destacando nossos desafios comuns. Buscamos servir como plataforma para a cooperação multilateral e bilateral. A possibilidade de nos ajudarmos mutuamente colaborando é uma ótima oportunidade para avançarmos nossos esforços em prol da Justiça e das pessoas que servimos”, disse o ministro.

Leia também: AMAERJ acompanha realização da Semana Nacional do Registro Civil no Rio
No ConJur, juíza Eunice Haddad destaca importância do PL da atividade de risco
Juízes participam de mestrado organizado pela EMERJ e pela Fiocruz