No primeiro dia de 2009, o fórum de Santa Luzia, a 293 Km de São Luís (MA), estava em chamas. O prédio foi totalmente destruído por um incêndio criminoso, que teria sido organizado por um grupo político local, insatisfeito com o resultado das eleições municipais de 2008. Sete anos depois, a comarca foi reinaugurada, nesta quinta-feira (31), com modernas instalações.
Leia ainda: AMAERJ adota providências para garantir a segurança dos magistrados
O incêndio do Fórum de Santa Luzia ficou registrado na História do Judiciário como o mais grave atentado à magistratura do Maranhão. O prédio foi totalmente destruído pelo fogo. “Foi um verdadeiro absurdo. Santa Luzia se transformou em ‘terra sem lei’. Foi um ato de desrespeito ao Judiciário”, avaliou a juíza Manuela Faria ao encontrar o Fórum destruído na tarde de 1º de janeiro.
Após a restauração, iniciada em maio de 2014, o fórum ficou com 880 metros quadrados de área construída. O presidente do TJ-MA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, destacou que a inauguração do novo edifício é um momento significativo para o Judiciário.
“O Poder Judiciário tinha boas instalações e depois desse episódio lamentável os juízes ficaram desacomodados. Hoje voltamos para o mesmo lugar, um prédio excelente para que os servidores prestem bom atendimento à população. Mesmo sem muitas condições de estrutura, o Judiciário atuou em Santa Luzia e vai continuar presente com total apoio do tribunal”, afirmou.