Notícias | 23 de outubro de 2023 14:58

Magistradas recebem moções na Câmara Municipal pelo trabalho da COMAI

Solenidade aconteceu no Palácio Pedro Ernesto | Divulgação

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foi homenageada pela Câmara Municipal do Rio. Representantes da COMAI, a desembargadora Regina Lúcia Passos, presidente da Comissão, e a juíza Ana Paula Pena Barros, auxiliar da presidência do TJ-RJ, receberam moções de louvor e aplausos.

O evento aconteceu na última quinta-feira (19), no Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia. A homenagem teve a autoria do vereador João Mendes de Jesus.

Ao discursar, a desembargadora Regina Lúcia Passos destacou a importância de todos se engajarem na promoção da acessibilidade.

“Estou muito emocionada. Esta noite, para mim, é memorável. Enquanto a questão da deficiência não for revelada, traduzida, as pessoas não vão entender e não vão incluir. Nunca vamos nos entender como uma nação poderosa se não olharmos para os irmãos com deficiência e entender um pouco essa epopeia que eles vivem. Que ela não seja mais ignorada. Vamos ressignificar”, afirmou.

Desembargadora Regina Lúcia Passos e vereador João Mendes de Jesus | Foto: Câmara Municipal

A juíza Ana Paula Pena Barros, responsável pela área de sustentabilidade e responsabilidade social da presidência do TJ, ressaltou os ensinamentos constantes que recebe ao tratar do tema. “Cresço a cada dia. Estou vendo o mundo de forma diferente. A cada dia eu aprendo mais. No final da gestão, no ano que vem, tenho certeza que serei uma pessoa com outra visão. Agradeço esta Casa por ter nos concedido essa moção.”

Integrante da COMAI, a juíza Claudia Motta destacou que o reconhecimento à COMAI é muito justo e merecido. “A Comissão faz um trabalho magnífico, brilhante. É uma honra vir aqui aplaudir todos que fazem esse trabalho. Temos que aprender a ter empatia, respeito e vencer a nossa inércia, porque sempre podemos fazer mais para facilitar a vida das pessoas.”

Também estiveram presentes o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJ-RJ, Antônio Francisco Ligiero, e a diretora do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade do TJ, Andréa Christina Vaz Barbosa.

Juíza Ana Paula Pena Barros e vereador João Mendes de Jesus | Foto: Câmara Municipal
Foto: Câmara Municipal
Divulgação

Leia também: Tribunal de Justiça abrirá inscrições para três vagas no TRE-RJ
AMAERJ participa da inauguração de espaço de arte em homenagem a desembargador
AMAERJ é campeã dos Jogos Nacionais da Magistratura