Começou nesta sexta-feira (6) a segunda edição do curso de formação continuada “Processo Judicial Eletrônico – Funcionamento do PJe em Varas Cíveis, de Família e Criminal”, na Biblioteca da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ). A turma é composta por magistrados do 1º Núcleo Regional (NUR), da Capital.
O curso é organizado pela presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), por meio da COMAQ (Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais), em parceria com a Escola de Administração Judiciária (Esaj), a EMERJ e a AMAERJ.
Cerca de 25 juízes participaram da aula desta sexta-feira, que foi aberta pelo juiz Rodrigo Moreira Alves, diretor-adjunto da AMAERJ.
“O curso mostra como funciona o PJe, como ele é estruturado. Dividimos o curso em quatro módulos. Nos módulos iniciais, há um panorama geral sobre o sistema e são abordadas cada ferramenta do PJe com foco direcionado nas competências específicas: cíveis, criminal e família. Nos últimos módulos, é tratada a gestão, a análise de dados estatísticos, que auxilia muito o trabalho”, afirmou o juiz Rodrigo Moreira Alves.
O curso é coordenado pela desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da COMAQ; pelo desembargador Sérgio Seabra Varella, presidente do Conselho Consultivo da Esaj; e pela juíza Marcia Succi, representante da AMAERJ na COMAQ.
Além dos coordenadores, integram o corpo docente os juízes Alberto Republicano, Ana Helena Valle, Ana Paula Pontes, Criscia Curty, Daniel Werneck, João Felipe Mourão e Rodrigo Moreira Alves, servidores e instrutores da Esaj.
A primeira edição do curso aconteceu em agosto. A formação obteve índice de satisfação de 98,5%. A participação dos magistrados é ordenada de acordo com os NURs e as aulas acontecem nas sextas e segundas-feiras, a fim de contemplar o maior número de magistrados possível.
As inscrições de novas turmas para os magistrados dos 1º, 3º e 5º NURs estão abertas. Inscreva-se aqui. As vagas para os juízes dos demais Núcleos Regionais serão abertas pela EMERJ oportunamente.
Leia também: TJ antecipa calendário das aulas de capacitação dos juízes de todos os NURs
Magistrados de Roraima, Goiás e Ceará concorrem ao Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
15º Fonavid reunirá juízes de todo o país em Porto Alegre