Incansável defensora das causas ambientais e primeira presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), a desembargadora Maria Collares (1933-2018) terá seu legado reverenciado pelo Museu da Justiça do Rio de Janeiro. A exposição “Maria Collares, a Desembargadora Verde” será inaugurada no próximo dia 10 (quinta-feira), às 16h.
A mostra vai explorar as múltiplas facetas da magistrada, permeada por diferentes estudos, trabalhos e a maternidade. Será promovida também a reflexão sobre a Justiça e a defesa das causas ambientais.
No Fórum Permanente da EMERJ, Maria Collares promovia palestras e debates reafirmando seu compromisso com o meio ambiente. “É uma dedicação sem fim. Não vou parar enquanto estiver viva”, disse em um evento. A desembargadora se despediu da presidência do Fórum em 2017. Na ocasião, ela deixou uma mensagem de agradecimento.
“Nos últimos 10 anos, vi crescer esse filho: o Fórum Permanente de Direito do Ambiente. E, como tudo na vida, chegou a hora de passar o bastão. Tenho certeza de que ele ficará em excelentes mãos e que continuará a produzir bons frutos. Pena não poder estar aqui, mas meu pensamento e meu coração estão! Muito obrigada por tudo!”, disse.
Maria Collares nasceu no interior de Minas Gerais. Ela era graduada em Direito (1969) e mestre em Ciências Ambiental (2000), pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como defensora pública por quatro anos e ingressou na Magistratura em 1976. A desembargadora também foi professora da Universidade Candido Mendes.
Exposição Maria Collares, a Desembargadora Verde
Inauguração: 10 de agosto, às 16h
Local: Salão dos Espelhos, 3º andar
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro do Rio
Leia também: Tribunal do Rio vai inaugurar a sede da 1ª Escola de Mediação do Brasil
Ministros Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha farão aula magna da EMERJ
Tribunal abre inscrições de promoção para duas vagas de desembargador