A nova diretoria da 5ª Seção Regional da Amaerj, em Nova Friburgo, tomará posse hoje, dia 3 de abril, às 18 horas. O principal objetivo do novo presidente, juiz Fernando Luis Gonçalves Moraes, é “fazer com que o interior tenha mais vez e voz na gestão da Amaerj, permitindo que as reivindicações efetivamente cheguem até a direção e que, dentro do possível, sejam atendidas”. Fazem parte da nova composição da Regional, também, Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles (diretora executiva), Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk (diretora secretária), Márcio Ribeiro Alves Gava e Hevelise Scheer (suplentes). A cerimônia será realizada no Plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Nova Friburgo, que fica na avenida Euterpe Friburguense, 201, no Centro.
?Juiz Fernando Luis Gonçalves Moraes, novo presidente da Amaerj Nova Friburgo
O juiz Fernando Moraes afirma que os juízes da Regional reivindicam atenção especial para a Comarca de Nova Friburgo. “Não só em virtude da tragédia e dos problemas por ela gerados bem como pelo fato de ser uma Comarca de Entrância Especial e não estar recebendo o tratamento condizente. Entretanto, a principal reivindicação é o preenchimento dos cargos de juízes Regionais para atuarem exclusivamente nas Comarcas que integram a região, sem acumulações”.
O novo presidente deseja que os magistrados da 5ª Regional estejam mais juntos. “A reativação da Regional objetiva permitir um melhor entrosamento entre os colegas, diminuindo o afastamento que é inerente às próprias características do cargo ocupado. Entendo que o maior desafio será fazer com que as pessoas efetivamente se interessem e participem do movimento associativo”, afirmou.
Fernando Moraes acredita que a Associação está conseguindo atender as reivindicações dos magistrados. “Acredito que a Amaerj deve continuar atuando do modo como tem feito, ou seja, agir politicamente para tentar obter as melhorias pleiteadas sem, contudo, deixar de assumir posições mais diretas e firmes na defesa de seus associados, caso seja necessário”.
Magistrado há quase seis anos, o novo presidente foi defensor público por nove. Fernando Moraes é professor de Direito Processual Civil e especialista em Direito Civil e Processo Civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj