Educação | 16 de maio de 2023 11:35

Especialistas falam em seminário sobre a presença da mulher na Magistratura

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá nesta sexta-feira (19), às 9h30, o seminário “A participação feminina na Magistratura: diagnósticos e perspectivas – Um giro acadêmico: o que revelam as pesquisas?”.

O encontro é organizado pelo Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (Nupegre). Haverá transmissão pela plataforma Zoom.

A abertura será conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, membro efetivo do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ; pela juíza Adriana Ramos de Mello, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), presidente do Fórum e coordenadora do Nupegre; pela desembargadora Salise Monteiro Sanchonete, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e pelo juiz André Augusto Salvador Bezerra, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Painel 1: “A participação das magistradas no Conselho Nacional de Justiça: trajetórias e vieses de gênero”

Palestrarão no primeiro painel as juízas Adriana Ramos de Mello e Mariana Rezende Ferreira Yoshida, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS); e a professora Ana Paula Sciammarella, do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Painel 2: “Enigma de gênero: mulheres e carreira na Magistratura federal”

As palestrantes do segundo painel serão as juízas Daniela Lustoza, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21) e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 21ª Região (Amatra-21), e Camila Monteiro Pullin, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). As debatedoras serão a desembargadora Luciane Amaral Corrêa Münch, do TRF-4, e a juíza Elayne Cantuária, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP).

Acesse https://site.emerj.jus.br/evento/8322 para se inscrever.

Leia também: Programa Juristur recebe a visita de alunos da Universidade Estácio
Enfrentamento à violência nas escolas serão discutidas em Fórum
Ministros do STJ lançarão livro em parceria no dia 21 de junho