AMAERJ | 31 de março de 2023 17:14

Revista Fórum: O primeiro aniversário da gestão Eunice Haddad

O apoio à Magistratura marca a atuação da presidente da AMAERJ

Presidente Eunice Haddad na lateral do Museu da Justiça | Foto: Matheus Salomão

Por Sergio Torres

A juíza Eunice Haddad completou em 7 de fevereiro passado um ano na condição de presidente da AMAERJ. No período, a marca de sua gestão é a firmeza no apoio às justas reivindicações e causas da Magistratura fluminense.

À fórum, Eunice Haddad comentou sobre sua satisfação em ocupar a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Rio Janeiro. Ela sucedeu, em cerimônia realizada em 7 de fevereiro de 2021, ao juiz Felipe Gonçalves.

“Assumi a presidência com o compromisso de lutar pelas garantias da Magistratura. Assim está sendo feito. Tenho muito orgulho em representar os magistrados do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a presidente.

Uma das propostas de campanha que apresentam resultados evidentes é a interação dos magistrados do interior com os colegas das comarcas da capital e com as administrações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Desembargador Henrique Figueira e Eunice Haddad conversam com magistrados em Volta Redonda | Foto: Diego Carvalho

Durante o biênio em que Eunice Haddad está à frente da AMAERJ, o Tribunal teve como presidentes os desembargadores Henrique Carlos Figueira e, a partir deste ano, Ricardo Rodrigues Cardozo.

“Conversamos com juízes de todo o Estado do Rio de Janeiro, nas posses das Regionais e em encontros com os presidentes do Tribunal. Desta interlocução direta, surgiram propostas e melhorias para os magistrados e o Judiciário fluminense”, relembrou a presidente da Associação.

Juízes Ricardo Starling, Felipe Gonçalves e Eunice Haddad na Assembleia Legislativa | Foto: Diego Carvalho

O trabalho da AMAERJ garantiu a unificação das Entrâncias e o Programa de Residência Jurídica. Após dedicada atuação da diretoria, os projetos associativos foram aprovados pelo Tribunal e pela Assembleia Legislativa. O governador Cláudio Castro os sancionou.

Aos aposentados e pensionistas, a administração da AMAERJ destinou atenção e carinho especiais. Eunice Haddad e colegas de direção estiveram em todos os encontros mensais ocorridos no Tribunal.

“Tratamos das questões remuneratórias e do impacto da Reforma da Previdência, entre outros temas”, disse a presidente.

Almoço dos aposentados | Foto: Matheus Salomão

O reconhecimento a personagens relevantes do Judiciário fluminense e nacional engrandeceram este primeiro ano da gestão Eunice Haddad.

“Homenageamos dois importantes magistrados oriundos do nosso Tribunal. O ministro Luiz Fux [do Supremo Tribunal Federal] recebeu a Medalha AMAERJ pelos serviços prestados ao Direito e à Justiça. O Troféu Hors Concours do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, edição 2021, foi concedido postumamente ao desembargador Antônio Jayme Boente [do TJ-RJ, falecido precocemente no ano passado]”, relatou Eunice Haddad.

A presidente da AMAERJ assumiu em dezembro de 2022 a vice-presidência de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). As tarefas inerentes ao cargo são exercidas simultaneamente às atribuições na presidência da AMAERJ.

“Contem comigo para lutar pelas garantias da classe também no Parlamento. Este é um compromisso a que me dedico e dedicarei com denodo e afinco”, disse ela.

Mesmo antes de assumir o cargo na AMB, a presidente já era uma habitual militante da causa pró-Magistratura em suas idas à capital federal.

“Em Brasília, defendemos pautas prioritárias da classe, em especial a Valorização por Tempo da Magistratura. Trabalharemos por sua aprovação no Poder Legislativo”, anunciou.

Posse da nova direção da AMB | Divulgação

Magistrada do TJ-RJ há duas décadas, Eunice Haddad tem atuado no movimento associativo ao longo deste período. Para ela, “o associativismo é fundamental na defesa dos magistrados”.

“Temos ainda muito a fazer. Sempre unidos na busca pelo bem comum e por nossos objetivos. Em um momento em que o Judiciário é atacado de maneira tão vil, nada mais importante que a união da classe e a defesa intransigente ao Estado Democrático de Direito”, concluiu Eunice Haddad.

A magistrada exercerá a presidência até o primeiro bimestre de 2024, quando deverá ocorrer a posse do sucessor. A eleição do futuro presidente da AMAERJ (biênio 2024-2025) será em novembro próximo.

Confraternização de magistrados em Niterói | Foto: Matheus Salomão