*Folha de S.Paulo
A juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, determinou a internação provisória de um adolescente suspeito de planejar um ataque a uma escola no estado.
A determinação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) na sexta-feira (24). O alerta partiu do Google para a Interpol, após a identificação de um vídeo publicado no Youtube com conteúdo que sugere risco iminente de morte ou lesão grave a terceiros.
O vídeo mostra o adolescente com armas de fogo e falando sobre os planos de realizar um massacre em uma escola, localizada pela Interpol em um trabalho conjunto com a Polícia Federal.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, a data escolhida era o dia 20 de abril, quando o massacre de Columbine, nos Estados Unidos, vai completar 24 anos.
Na dark web (área não rastreável da internet), a data é associada a incentivos a ataques semelhantes ao que aconteceu na escola do estado do Colorado, em que dois alunos mataram 13 pessoas a tiros.
Além da internação provisória do adolescente, a juíza determinou a busca e a apreensão dos equipamentos eletrônicos encontrados na casa dele e a quebra do sigilo de dados e comunicações.
Leia também: Desembargador Alexandre Câmara lançará livro no TJ nesta quarta (29)
Em vídeo, Tribunal do Rio faz homenagem aos oficiais de Justiça
‘O Globo’ publica artigo do presidente do Tribunal de Justiça