Mostra reúne fotos inéditos da floresta, rios, montanhas e indígenas
Por Sergio Torres
Programe-se, ainda dá tempo. “Amazônia”, mostra com fotografias do extraclasse Sebastião Salgado, ficará no incrível Museu do Amanhã até 29 de janeiro, após uma temporada de seis meses.
A mostra é integrada por 194 painéis fotográficos. A impactante exposição já esteve em Paris, Roma e Londres. No material exposto, a visão inovadora da soberba Floresta Amazônica e de seus povos originários.
As imagens resultaram de expedições de Salgado à Amazônia brasileira ao longo de sete anos. Está tudo ali: a floresta, os rios, as montanhas, as comunidades indígenas.
Desenvolvida por Lélia, companheira do artista, a mostra “é um convite para ver, ouvir e, ao mesmo tempo, refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar esse ecossistema imprescindível para o planeta”, conforme informa o site do Museu do Amanhã.
“Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, disse ela.
No material de divulgação da mostra, Sebastião Salgado afirma que o objetivo do trabalho é “alimentar o debate sobre o futuro da Floresta Amazônica”.
“É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, observou.