Magistrados e operadores do Direito confraternizam em atividades da AMAERJ
Por Matheus Salomão
Dois encontros esportivos marcaram o último trimestre de 2022. A principal atividade do período foi a Corrida Jurídica: Etapa Lagoa 2022, quando congraçaram-se profissionais do Direito do Estado do Rio de Janeiro.
Em ambiente descontraído e de união, cerca de cem juízes, procuradores, promotores e defensores públicos do Estado, além de parentes, participaram do evento, na Lagoa Rodrigo de Freitas (Zona Sul do Rio), em 15 de outubro.
O circuito teve provas de 7,5 km e de 15 km, nas categorias masculina e feminina, em três faixas etárias: menos de 35 anos, de 35 a 50 anos e mais de 50 anos. Todos os competidores ganharam medalhas.
Os três primeiros de cada categoria receberam troféus. Quatro magistrados tiveram performances de destaque. Nos 15 km, o juiz Victor Mattos sagrou-se vice-campeão. No feminino, a juíza Alessandra Aleixo ficou na 3ª colocação.
“O evento é muito importante para aproximar todos que atuam no Sistema de Justiça, ao mesmo tempo em que prestigia a saúde física e mental, tão importante nos dias atuais. Ganhar medalha e troféu é a cereja do bolo. Espero que o evento se torne frequente, que tenha todo ano. Com certeza estarei no próximo buscando o 1° lugar”, disse Mattos.
Os magistrados Ricardo Pinheiro Machado e Ricardo Starling conquistaram a 2ª e 3ª posições nos 7,5 km. “Muito bom reunir todas as carreiras, as pessoas que gostam de esporte. Isso contribui para a saúde de todos nós. Nosso trabalho é muito difícil, estressante. Esses eventos são muito úteis para congraçar todo mundo. O resultado das provas é o de menos, o legal é a confraternização”, afirmou Pinheiro Machado.
Aposentado há 11 anos, o juiz Sérgio de Albuquerque enalteceu a realização da corrida. “Nos 16 anos que fiquei na ativa da Magistratura, mais os dez anos na Defensoria, não havia esses eventos. Como sempre gostei de esporte, até sentia falta. Muitas vezes só encontramos os colegas nos eventos. Este ano está muito legal. Estive nos Jogos da Magistratura. Hoje vemos aqui colegas do Ministério Público, da Procuradoria e da Defensoria. Que aconteça mais vezes. Por mim poderia ter todo mês. Os dirigentes
da Associação estão de parabéns.”
Presidente da AMAERJ no biênio 2020/2021, o juiz Felipe Gonçalves prestigiou a corrida. “Mais um golaço da AMAERJ e das associações parceiras. Parabéns para a presidente Eunice Haddad, para o diretor Ricardo Starling e para todos que participaram.”
Organizaram a Corrida Jurídica as associações estaduais dos Magistrados (AMAERJ), do Ministério Público (Amperj), dos Procuradores (Aperj) e dos Defensores (Adperj), a Associação dos Procuradores do Município (Apro-Rio), a Mútua dos Magistrados e a Cooperativa de Crédito dos Magistrados (Magicredi-RJ).
O segundo encontro esportivo que reuniu associados e parentes foi a Subida ao Cristo 2022. A atividade aconteceu em uma das rotas mais tradicionais da Zona Sul: o percurso do morro do Corcovado até o Cristo Redentor. Os 18 ciclistas partiram da praia do Leblon, em uma jornada de 28,5 km concluída em duas horas e meia.
No alto da montanha, eles foram recebidos pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo. O reverendo os levou à capela do Corcovado, onde ressaltou a importância da prática esportiva. Os magistrados oraram e receberam a bênção do sacerdote.
O juiz João Felipe Mourão elogiou o encontro. “Foi superbem organizado, com toda a estrutura necessária para que os associados pudessem se concentrar em apenas completar o percurso, na agradável companhia de colegas atletas e com direito a uma bênção muito especial aos pés do Cristo”.