A nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) tomou posse na noite desta segunda-feira (12) em solenidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O juiz Frederico Mendes Junior, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), assumiu a presidência no triênio 2023/2025. Presidente da AMAERJ, a juíza Eunice Haddad é a nova vice-presidente Legislativa da associação nacional.
Ex-coordenador da Justiça Estadual da AMB, Frederico Mendes Junior afirmou que trabalhará para garantir uma Magistratura forte, unida e valorizada. “Nosso compromisso é fazer a vontade da Magistratura. Faremos uma gestão voltada para as ideias, dando voz e ouvindo os magistrados de todos os lugares do Brasil”, afirmou.
O presidente da AMB elencou os objetivos da gestão: defesa irrestrita dos magistrados, união da Magistratura em favor da manutenção da democracia e do fortalecimento do Poder Judiciário e reconhecimento dos juízes, que trabalham incansavelmente e devem ter mais estrutura e remuneração condizente com suas responsabilidades.
“É preciso transformar nossos sonhos em realidade e, por meio do esforço coletivo, concretizá-los. É pelo sonho de uma Magistratura combativa, unida, de uma sociedade mais justa e igualitária, e por um Judiciário independente que vamos trabalhar e lutar.”
Frederico Mendes Junior sucedeu à juíza Renata Gil, primeira mulher a presidir a AMB (2020/2022) e a AMAERJ (2016/2019). A magistrada destacou os avanços conquistados durante a gestão, com destaque para 17 vitórias no Congresso Nacional e o monitoramento de mais de 2.300 proposições no legislativo federal. “Já no início da gestão, conseguimos uma liminar para suspender a implementação do juiz de garantias”, disse.
Renata Gil frisou que Frederico Mendes Junior tem atuação antiga no associativismo e desejou sorte no comando da entidade. “Frederico e sua experiência associativa nos conduzirão pelos próximos três anos. Seu trabalho como coordenador da Justiça Estadual o credencia, e eu o seguirei como sua liderada, o apoiando e torcendo que tenha todo o sucesso e a felicidade que tive na AMB.”
Compuseram a mesa de autoridades o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF); a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o governador do Paraná, Ratinho Junior; o ministro André Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati; o conselheiro José Augusto de Noronha, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e o deputado federal Sérgio Souza, do Paraná.
Nova diretoria
Além do presidente, a AMB empossou 12 vice-presidentes, cinco coordenadores, cinco membros do Conselho Fiscal, tesoureira, secretário-geral e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM).
Presidente
Frederico Mendes Júnior — Amapar
Vice-presidentes
Andrea Cristina de Souza Haus Waldrigues — Amatra 12
Ângelo Antonio Alencar dos Santos — Amma
Cláudio Luís Martinewski — Ajuris
Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho — Amepe
Eunice Bitencourt Haddad — AMAERJ
Fernando Chemin Cury — Amamsul
Joriza Magalhães Pinheiro — ACM
Julianne Freire Marques — Asmeto
Marcelo Pizolati — AMC
Nilton Santos Oliveira — Apamagis
Patrícia Machado Carrijo — Asmego
Rosimere das Graças do Couto — Amagis
Coordenadores
Justiça Estadual: Vanessa Ribeiro Mateus — Apamagis
Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva
Justiça do Trabalho: Sérgio Polastro Ribeiro — Amatra 15
Justiça Militar: Paulo Adib Casseb — Amajme
Aposentados: Leila Torelly Fraga — Ajuris
Conselho Fiscal
Alexandre Miguel — Ameron
Gustavo Adolfo Plech Pereira — Amase
Jussara Schittler dos Santos Wandscheer — AMC
Marianne Júdice de Mattos — Amages
Thiago Brandão de Almeida — Amapi
Tesoureira
Maria Isabel da Silva — Amagis-DF
Secretário-geral
Adriano Seduvim — Amepa
Diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM)
Nelson Missias — Amagis
Leia também: AMAERJ parabeniza a administração eleita do Tribunal de Justiça
Pleno elege membros do Órgão Especial, do Conselho e de comissões
Associação saúda magistrados pelos 30 anos do 15º Concurso