Notícias | 09 de dezembro de 2011 14:33

Juíza Patrícia Acioli recebe homenagem de Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff participou, na última sexta-feira (9/12), da cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos, no Palácio do Planalto. Foi a 17ª edição do prêmio que busca homenagear pessoas que se destacaram, de alguma forma, no combate às violações dos direitos humanos. O prêmio, que conta com 21 categorias, é a mais alta condecoração do governo brasileiro à defesa do tema. Nesta edição, a juíza Patrícia Acioli, do Rio de Janeiro, recebeu homenagem póstuma na categoria enfrentamento à violência. A filha e a irmã da juíza receberam o prêmio in memoriam das mãos da presidente Dilma.

Patrícia Acioli foi assassinada em agosto deste ano pelo crime organizado no Rio. A juíza era titular da comarca de São Gonçalo, região metropolitana da capital, e combatia milícias que atuam na região.

A cerimônia antecedeu o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no sábado (10/12), aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, foi o homenageado na categoria Garantia dos Direitos da População LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais), pelo seu relatório aprovado neste ano reconhecendo a união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

Fonte: Terra e Conjur