A votação presencial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no Rio de Janeiro começou às 8h desta quinta-feira (10). A primeira eleitora foi a desembargadora aposentada Eunice Ferreira Caldas, presidente da comissão eleitoral. A urna está no auditório Desembargador Renato de Lemos Maneschy, na Sede Administrativa da AMAERJ, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, 1º andar, Centro).
A votação acontecerá das 8h às 18h. O encerrarmento será às 18h desta sexta-feira (11). A comissão é composta pela desembargadora Eunice e pelos juízes Admara Falante Schneider, Camila Prado, Joel Pereira dos Santos e Rubens Soares Sá Viana Junior.
Só é aceito o voto registrado em cédula de papel para quem não votou pela internet nem enviou a sobrecarta padrão pelos Correios. Ao votar, o magistrado se identifica ao fiscal responsável, com apresentação de documento oficial com foto. O magistrado recebe a cédula de votação para a escolha da chapa e, em seguida, a insere na urna.
Iniciada na terça-feira (8), a votação online nas eleições da AMB foi encerrada às 20h desta quarta-feira (9). Também há a modalidade de votação por cartas, que deverão chegar à AMAERJ até sexta-feira (11).
De maneira inédita, só há uma chapa concorrente na eleição para a gestão da AMB no triênio 2023-2025. “Combatividade, Coragem e União” tem como presidente o juiz Frederico Mendes Junior, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, integra a chapa como candidata à Vice-Presidência Legislativa.
O resultado das eleições deverá ser proclamado oficialmente na própria sexta-feira (11). A posse da nova diretoria está marcada para 12 de dezembro.