Cultura | 04 de julho de 2017 15:48

Wagner Cinelli lança clipe nesta quinta-feira no Museu da Justiça

O desembargador Wagner Cinelli (17ª Câmara Cível) e a banda Urca Bossa Jazz lançam, nesta quinta-feira (6), às 19h, o clipe de animação “Acaiaca”, no Museu da Justiça. De autoria do magistrado, a letra da música resgata a lenda de Acaiaca, que se passa no século 18 e conta o extermínio dos índios Puris.

“Lançamos essa música no Dia do Índio e partimos para construir um clipe, que estará disponível para o público no nosso canal do YouTube. Ela nasceu do desejo de relatar esta impressionante história da extinção de uma tribo inteira de índios Puris pelos portugueses ocorrida em apenas uma noite”, conta Wagner Cinelli.

O magistrado e músico buscou inspiração nos livros de história, que retrataram a relação entre portugueses, índios e mestiços, em uma sociedade marcada intensamente pela profissão de fé e de religiosidade. Era uma época em que o ouro brotava do chão, na região de Diamantina, atraindo toda sorte de exploradores para Minas Gerais.

Após a exibição do clipe, haverá um bate-papo entre os músicos e os designers do estúdio responsável por sua criação (Gabinete das Artes), seguido de palestra da antropóloga Simone Dubeaux Berardo, professora da PUC-RJ.

O evento é gratuito, com distribuição de senhas às 18h30. O lançamento será na Sala Multiuso, localizada no pavimento térreo do Museu da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Centro.