Notícias | 17 de maio de 2012 19:00

TV Record grava reportagem sobre programa Juristur

Os programas locais da TV Record Rio exibirão, amanhã (18), uma reportagem sobre o programa da Amaerj, Juristur/Conhecendo o Judiciário. A equipe da emissora acompanhou, nesta quinta-feira (17), a visita de 40 alunos da Escola Municipal Nicarágua, de Realengo. O juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur, e o desembargador Siro Darlan, coordenador de parcerias, concederam entrevista para a jornalista Cristina Cruz.

Desembargador Siro Darlan é entrevistado pela TV Record

Os magistrados falaram da importância do programa para a sociedade e para o Judiciário. O Juristur será notícia nos programas “RJ no ar”, às 6h30, “Balanço Geral”, às 12h, e “RJ Record”, às 18h50. O vídeo da reportagem será disponibilizado em breve no site da Amaerj.

Magistrados falam com os estudantes de ensino fundamental

Visita

Os magistrados Joel Pereira e o Siro Darlan recepcionaram os estudantes e explicaram o funcionamento do Judiciário fluminense e aconselharam os alunos. Em seguida, a turma conheceu as instalações do prédio do antigo Palácio da Justiça, conduzidos pelo ator do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ) Eduardo Diaz. O artista interpretou o jurista Ruy Barbosa, pelo programa “Por Dentro do Palácio”, em parceria com a Amaerj.

| Galeria de Fotos

Depois, os estudantes conheceram a Biblioteca do TJ-RJ e realizou um simulado na 7ª Câmara Criminal. A visita terminou com um lanche. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Arlete Garcia e pelas estagiárias Camilla Nunes e Priscilla Mantuano.

Alunos conheceram o Tribunal do Júri do Antigo Palácio da Justiça

Juristur

O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), promove – muitas vezes de forma lúdica e divertida – a integração entre os cidadãos e o TJ-RJ. A iniciativa é pioneira no Brasil e, considerando os 15 anos recém-completados, pode-se dizer que já cumpria por antecipação a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2011, que recomenda a implantação de “pelo menos um programa (por Estado) de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos”.

O Juristur é voltado para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. A iniciativa ganhou novo impulso em 2010, com o estabelecimento de parcerias para facilitar o acesso dos jovens ao programa. Foram incorporadas a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME) e a Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio, através da SME, é responsável pela seleção das turmas que participam do programa, com ênfase nas escolas situadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já a Fetranspor é responsável pelo transporte dos estudantes, que sem esse apoio não teriam como vir ao tribunal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj