Notícias | 22 de julho de 2011 15:33

TRE-RJ lança projeto de cidadania no Batan

Na próxima terça-feira, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, assinam termo de cooperação na Comunidade do Jardim Batan, em Realengo, dando inicio ao Projeto TRE Cidadão – Justiça Eleitoral Itinerante.

De acordo com o presidente Zveiter, a iniciativa visa à efetividade da cidadania e inclusão social, por meio da presença física da Justiça Eleitoral nas áreas alcançadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), como “elemento garantidor dos direitos civis e da liberdade do sufrágio eleitoral”.

Uma série de atividades e atrações estão previstas. Dois ônibus do TRE-RJ, que funcionam como um verdadeiro cartório eleitoral, estarão no local para realizar alistamento, transferência, revisão e segunda via de título.

Os veículos foram equipados com kits biométricos, para que os moradores da comunidade que requisitarem o título eleitoral já tenham seus dados biométricos colhidos, além de receberem imediatamente o documento. Neste mesmo dia, cerca de 10 moradores que passaram pelo cadastramento biométrico na última segunda-feira, além de receberem o título, irão ganhar também o RIC, documento único de Registro de Identidade Civil, pelo qual no futuro todos os brasileiros serão identificados em suas relações com a sociedade e com os órgãos públicos ou privados.

Urnas

Além disso, serão disponibilizadas no local seis urnas eletrônicas, nas quais os moradores poderão responder o que representa a presença do TRE no Jardim Batam. As alternativas de resposta são igualdade entre os candidatos; inclusão social; valorização da cidadania; e voto com liberdade.

Os participantes receberão ainda cartilhas educativas, exemplares da Constituição Federal, além de camisetas com o símbolo do TRE Cidadão e brindes, como quebra-cabeça com mensagem relacionada ao direito de voto e bandeiras nacionais de papel, entre outros.

O evento terá a participação de ex-jogadores de futebol, como Jairzinho, Brito, Marco Antônio, Amarildo, Roberto Miranda, Altair e Jair Marinho, além do ex-lutador Rickson Gracie. Personalidade do mundo do samba, Noca da Portela também confirmou presença. A escola de samba mirim Mangueira do Amanhã e a Banda de Música da Academia da Polícia Militar Dom João VI estão confirmadas para o evento.

O Projeto TRE Cidadão Justiça Eleitoral Itinerante consiste no conjunto articulado de ações e serviços de atendimento aos cidadãos residentes nas áreas de pacificação social, oferecendo a emissão do título, transferência do domicílio eleitoral, regularização da situação eleitoral e todos os demais trabalhos inerentes à Justiça Eleitoral.

Mais do que facilitar o acesso à Justiça Eleitoral, a iniciativa visa à promoção do exercício livre e consciente da cidadania, que será trabalhada por meio de palestras e apresentações dramatizadas, entre outras atividades. O evento irá acontecer ao lado da UPP da Comunidade do Batan, na Rua Abigail Pereira, Lote 1, Quadra 6, em Realengo, Zona Oeste do Rio.

Fonte: Jornal do Commercio