Notícias | 19 de março de 2012 15:22

Presidente da Amaerj participa do lançamento da Agenda de Sustentabilidade do TJ-RJ para a Rio + 20

Foi lançada, nesta segunda-feira (19), em evento no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), a Agenda de Sustentabilidade do Judiciário fluminense a ser cumprida durante 2012, ano em que a cidade sediará a Rio + 20. O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, que é coordenador dos magistrados brasileiros na Rio +20, e o presidente do TJ-RJ, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, participaram da solenidade. O economista Sergio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e presidente do Grupo de Trabalho para a Rio + 20, palestrou sobre a participação do Tribunal nas ações que órgãos e entidades de todas as esferas governamentais promoverão durante este ano.

O presidente da Comissão Ambiental do TJ, desembargador Jessé Torres, explicou os projetos do TJ-RJ no campo da sustentabilidade. O magistrado ressaltou a importância da sustentabilidade para o Judiciário fluminense. “O Tribunal de Justiça fez questão de ceder o Órgão Especial para a realização do evento para mostrar a dimensão da prioridade com que está participando da agenda ambiental. O presidente Manoel Alberto vai ainda disponibilizar ao coordenador Sergio Besserman os espaços do TJ que possam acolher os diversos eventos da Rio + 20 durante todo esse ano”, explicou o desembargador Jessé Torres.

Também participaram do evento o 1º vice-presidente do TJ-RJ, o desembargador Nametala Machado Jorge; a diretora da Escola da Magistratura, desembargadora Leila Mariano; o presidente do Conselho Consultivo da Escola de Administração Judiciária, desembargador Sidney Hartung Buarque; a desembargadora Cristina Tereza Gáulia, membro da Comissão de Articulação de Projetos Especiais para Promoção à Justiça e à Cidadania (Coape); o chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), procurador Raul Teixeira; representantes das empresas Cedae, Eletrobrás e da Universidade Federal Fluminense (UFF), entidades com as quais o TJ firmará protocolos de intenções que fazem parte da Agenda de Sustentabilidade.

Com a Eletrobrás, o convênio que será assinado com o gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética, Fernando Perrone, dará condições para que todas as instalações do Tribunal venham a atender os requisitos para obtenção do selo Procel, entregue aos órgãos e entidades que gastam menos energia elétrica. O diretor administrativo e financeiro da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), Hélio Cabral Moreira, firmará com o TJ uma cooperação para o fornecimento de mudas a serem utilizadas na comemoração do Dia da Árvore, que acontecerá em setembro, em todas as comarcas do Estado. Com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio do seu reitor, o professor Roberto de Souza Salles, será firmado convênio de cooperação técnica e científica para cursos de formação de agentes ambientais para servidores do Poder Judiciário.

Complementando as ações de sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Rio, foi inaugurado no sistema de som do TJ a veiculação de mensagens com dicas ambientais. São mensagens curtas que ensinarão, por exemplo, como economizar água e energia elétrica, e serão divulgadas nos corredores do Fórum Central para serem apreendidas pelas pessoas que estiverem esperando para serem chamadas para as audiências ou circulando pelo prédio.

Fotos: Amaerj

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ