Notícias | 11 de agosto de 2011 15:07

Segunda instância criminal discute sugestões para otimizar o processamento eletrônico

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, se reuniu nesta quarta-feira, dia 10, com desembargadores e assessores das Câmaras Criminais para discutirem as novas alterações no sistema de processamento judicial eletrônico (E-Jud), que entrou em funcionamento na 2ª instância criminal em dezembro de 2010. “O Tribunal está avançando na modernização tecnológica para proporcionar mais celeridade e comodidade aos usuários da Justiça”, disse o presidente.

O juiz auxiliar da Presidência Fabio Porto fez um balanço das sugestões já encaminhadas para melhorar a funcionalidade do E-Jud. “O software recebeu até agora mais de 100 pedidos de alterações, que foram responsáveis pelas 90 versões”, afirmou.

Segundo o atual presidente da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico no Segundo Grau de Jurisdição, desembargador Antonio Siqueira, a idéia é fazer um sistema mais confortável e produtivo. “Não se sintam constrangidos em apresentar defeitos e sugestões. Vamos receber os pedidos e verificar aqueles que atendam ao maior número possível de pessoas”, explicou.

Durante o encontro, realizado no Auditório Nelson Ribeiro Alves, 4º andar da Lâmina I, no Fórum Central, os participantes puderam tirar dúvidas quanto ao funcionamento do software, como as que as peças processuais só podem ser visualizadas na web após a assinatura e publicação dos acórdãos, em função da segurança processual. Outra dica importante é que qualquer erro no programa deve ser copiado, através da tela printscreen, e enviado para a informática.

A Comissão está preparando um manual de instruções sobre o E-Jud, com as atualizações mais recentes, dicas de uso e telefones dos técnicos do TJ-RJ, que será encaminhado às Câmaras.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ