AMAERJ | 22 de março de 2019 16:49

Roberto Felinto participa de reunião da Frentas com aposentados

Diretores de aposentados das associações nacionais se reuniram | Foto: AMB

A Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público) reuniu pela primeira vez representantes dos aposentados das entidades, nesta quinta-feira (21), na sede da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), em Brasília. O diretor de Aposentados da AMAERJ e subcoordenador regional dos Aposentados da AMB, Roberto Felinto, participou do encontro.

Foram tratadas questões como Reforma da Previdência, VTM (Valorização por Tempo na Magistratura e no Ministério Público) – o antigo ATS (Adicional por Tempo de Serviço) -, auxílio-moradia e participação institucional dos aposentados nos tribunais.

Leia também: Cinco magistrados ganham estadias no Encontro de Aposentados
Renata Gil trata da Reforma da Previdência em visita ao TJ-AM
Ministros do STF participam de homenagem a Pinheiro Carneiro

Roberto Felinto ressaltou que é importante dar esse espaço ao aposentado no movimento associativo, “não só pela experiência social de cada um deles, mas porque representam pelo menos 25% dos associados das entidades em média no Brasil inteiro”.

Também participaram da reunião os juízes Edmundo Franca (assessor da presidência da AMB) e Carlos Augusto de Moraes Rego (presidente da Amajum, a Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União).

Edmundo Franca afirmou que a iniciativa foi proveitosa. “Foram discutidos problemas de interesses comuns e também examinadas estratégias. De positivo, se abriu espaço para que todos os representantes se manifestassem. Foi criado um grupo no WhatsApp e há a perspectiva de reuniões frequentes.”

Os magistrados Guilherme Feliciano (presidente da Anamatra) e Rodnei Doret (diretor de Aposentados da entidade) explicaram que trata-se de uma primeira aproximação entre os magistrados, promotores e procuradores aposentados para discutirem quais pautas prioritárias devem ser abordadas pela Frentas.

Sobre a Reforma da Previdência, foram discutidas especialmente as questões referentes às alíquotas progressivas e contribuição extraordinária.

Foi deliberado que as sugestões de encaminhamentos – como visitas a parlamentares e ministros – serão levadas às reuniões frequentes da Frentas, por meio de Guilherme Feliciano, para que as lideranças possam decidir conjuntamente como proceder.

Fonte: AMB

Foto: AMB
Foto: AMB