Notícias | 14 de fevereiro de 2011 14:01

Publicada nomeação de Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal

A nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux pela presidenta da República, Dilma Rousseff, para o Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada na edição do dia 11 do Diário Oficial da União. Fux ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Eros Grau, formalizada em agosto do ano passado.

Luiz Fux é a primeira indicação de Dilma Rousseff após assumir a Presidência da República. Depois de quatro horas de sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, na última quarta-feira (9), seu nome foi aprovado, por unanimidade, pela comissão e com 68 votos pelo Plenário. Fux toma posse no STF no dia 3 de março, às 16h.

O ministro Luiz Fux, 57 anos, é juiz de carreira. Exerceu a advocacia por dois anos e foi promotor por outros três. Em 1983, passou em primeiro lugar em concurso público para a magistratura. Quatro anos depois, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e, em 2001, nomeado ministro do STJ.

Fonte: STJ