Destaques da Home 2 | 04 de maio de 2017 10:12

Promotores pedem soltura de milhares de presos por provas forjadas nos EUA

FOTO: JESSICA RINALDI/REUTERS

* Huffington Post

Cerca de 20 mil condenações estão sendo anuladas em Massachussets, EUA, após a condenação de uma perita química que fraudava análises laboratoriais de drogas, no maior caso de anulações em massa na história dos EUA.

Annie Dookhan falsificou resultados de testes por anos, com o objetivo de parecer mais rápida, eficiente e produtiva. Agora, promotores de sete distritos do Estado estão pedindo a anulação e soltura de milhares de presos baseados nas provas forjadas.

“Estamos falando de condenar pessoas com provas fraudulentas. É difícil imaginar uma ameaça mais direta ao nosso sistema de justiça criminal”, afirmou o advogado Benjamin Keehn.

O caso foi descoberto em 2012 e a Suprema Corte de Massachussets dera até 18 de abril para que o Ministério Público apontasse os casos envolvendo análises de Dookhan. A maioria envolvia pessoas pobres negras e pardas.

Segundo a procuradora-geral do Estado, Martha Coackley, a perita “corrompeu a integridade de todo o sistema de justiça criminal”.

Embora tenha confessado seus crimes em 2013 e condenada de três a cinco anos de prisão, Dookhan foi solta em 2016 e ficou presa menos tempo do que a maioria das pessoas que ajudou a condenar. Além dos resultados de exames, Dookhan falsificou também um diploma de mestrado.