Notícias | 02 de abril de 2012 15:33

Presidentes dos Tribunais de Justiça discutem aperfeiçoamento do Judiciário em Manaus

A vitalicidade dos magistrados e os eventos a serem realizados pela AMB foram discutidos pelo presidente da Associação, Nelson Calandra, durante o 91º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, em Manaus (AM). A reunião, na última sexta (30), recebeu desembargadores das 27 Unidades da Federação, que trataram do aperfeiçoamento da magistratura e do Judiciário brasileiro.

Durante a manhã, os magistrados discutiram os “Aspectos relevantes do controle exercido pelos Tribunais de Contas em relação ao Poder Judiciário”, tema conduzido pelo conselheiro Érico Desterro e Silva, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas. Ainda destacaram a “Gestão de Preços”, em processos licitatórios realizados pelos tribunais, sob tutela do especialista em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Botafogo Teixeira, e para encerrar o primeiro momento desta sexta-feira (30), a “Vitalicidade de Juízes Substitutos”.

No período da tarde, aberto às colocações dos presidentes, Nelson Calandra ressaltou os trabalhos da AMB junto ao Congresso Nacional, em torno dos projetos relacionados ao Judiciário, como a criação de Fundo de Previdência Complementar para os Servidores Públicos Federais e a reposição salarial. O presidente da AMB ainda apresentou a agenda de eventos da AMB e conclamou a participação dos Magistrados de todo o País.

“A região Norte sediará importantes eventos em 2012. Em agosto, Manaus sediará o 1º Encontro Internacional de Direito Ambiental, e entre os dias 21 e 23 de novembro, realizaremos, em Belém, o 21° Congresso Brasileiro dos magistrados”, adiantou Calandra.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AMB