Notícias | 17 de janeiro de 2011 16:00

Presidente do TSE participa de posse de juízes no TRE-RJ

O compromisso de manter a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro como uma das mais qualificadas do País foi conclamado na tarde desta segunda-feira (17) pelo presidente em exercício do TRE-RJ, desembargador Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, ao dar posse a 66 juízes eleitorais que vão atuar em cartórios da capital e do interior do Estado. A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, que parabenizou os empossados por estarem ingressando “em uma das instituições mais antigas e honradas do País”. “A Justiça Eleitoral Brasileira vem desempenhando extraordinário papel na consolidação das instituições democráticas do Brasil”, ressaltou.

O ministro lembrou que “a Justiça Eleitoral foi criada como reação aos desmandos da República Velha, para moralização dos costumes políticos brasileiros, e que vem prestando importante colaboração para a pacificação nacional das eleições”. Um exemplo disso, segundo ele, foram as Eleições 2010, que transcorreram de forma absolutamente tranquila, com resultado consolidado em pouco mais de uma hora do encerramento. Lewandowski destacou ainda o índice de comparecimento às urnas, que foi de cerca de 80% e o custo das eleições, de R$ 490 milhões. “Nada mais que R$ 3,61 por eleitor. Esse é o custo da democracia brasileira”, assinalou, completando: “A Justiça Eleitoral é um sistema que deu certo. Devemos muito disso aos juízes eleitorais e os senhores agora fazem parte residente do TSE participa de posse de juízes no TRE-RJ desse processo. Desejo muito êxito em sua missão”, afirmou.

Representando os demais juízes, o compromisso de posse foi prestado pela juíza Daniela Alvarez Prado, que assume a titularidade da 5ª Zona Eleitoral, de Copacabana. Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Antonio Cesar Siqueira; o ex-presidente do TRE-RJ e hoje presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, desembargador Marcus Faver; e os juízes Luiz Márcio Pereira e Leonardo Antonelli.

Após a cerimônia, o ministro Lewandowski esteve em visita ao Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio de Janeiro. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, desejou sucesso ao novos juízes eleitorais Juízes empossados assistem atentos à cerimônia, que teve a presença (da esquerda para a direita) do  desembargador Antonio Cesar Siqueira; do ministro Ricardo Lewandowski; e dos desembargadores Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, Nelson Calandra e Marcus Faver.

Fonte: TRE-RJ