AMAERJ | 11 de janeiro de 2017 13:55

Novos juízes visitam AMAERJ e destacam importância da associação

copia-de-img_0202

O Judiciário do Rio de Janeiro terá 18 novos juízes a partir do dia 24. A duas semanas da posse, os futuros magistrados visitaram a AMAERJ, nesta terça-feira (10). Recebidos pela juíza Rita Vergette (1ª secretária da AMAERJ), os aprovados conheceram a estrutura, a história e o trabalho da associação. Para o segundo colocado no 47º Concurso para Ingresso na Magistratura, Francisco Posada, 26 anos, os juízes devem ter o comprometimento em fortalecer institucionalmente o Poder Judiciário. O concurso teve 7.971 inscritos.

“Todo novo magistrado deve ter essa missão institucional. E a associação é importante porque defende institucionalmente a magistratura e também pessoalmente cada magistrado nesse ideal”, afirmou.

Classificado em primeiro lugar, o futuro juiz Anderson de Paiva Gabriel, 30 anos, disse que o Judiciário tem que mostrar, cada vez mais, a sua importância para a sociedade e para o país. “A magistratura é um pilar para o Estado Democrático de Direito e o exercício da judicatura me parece um verdadeiro sacerdócio, que pretendemos desempenhar da melhor maneira possível.”

Dos 18 aprovados, serão nove homens e nove mulheres como juízes substitutos: Anderson de Paiva Gabriel, Francisco Emílio de Carvalho Posada, Adriano Celestino Santos, Letícia de Souza Branquinho, Aline Andrade de Castro Dias, Melina Frantz Becker, Eduardo Mendes Satte Alam Gonçalves, Vitor Porto dos Santos, Aline Abreu Pessanha, Patrícia Fernandes de Souza Drumond, Alexandre Rodrigues de Oliveira, Gabriel Almeida Matos de Carvalho, Camila Rocha Guerin, Flávio de Almeida Souza Batista, Michele Vargas, Carolina Dubois Fava de Almeida, Bruno Rodrigues Pinto, Priscilla Macuco Ferreira.

A cerimônia de posse será no próximo dia 24, às 17h, no Plenário do TJ-RJ (Rua Dom Manuel, s/n, 10º andar, Centro).

47º Concurso

Iniciado em fevereiro de 2016, o concurso incluiu prova objetiva (primeira etapa); duas provas escritas (segunda etapa); inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social (terceira etapa); uma prova oral (quarta etapa); e avaliação de títulos (quinta etapa). O resultado final foi anunciado em dezembro. No total, foram 7.971 inscritos.

Depois da posse, os novos juízes participarão do Curso de Formação de Magistrados, na EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), com carga horária de 480 horas-aula, distribuídas em quatro meses. As aulas serão divididas em partes teóricas (presenciais e online) e práticas (em Varas Cíveis, Criminais, de Família, de Fazenda Pública, e em Juizados Especiais, no exercício efetivo da judicatura, como juízes auxiliares, sob a orientação dos juízes titulares).