Notícias | 17 de setembro de 2019 13:10

Novos desembargadores se emocionam em cerimônia de posse no TJ-RJ

Desembargadores André Luiz Cidra e Lúcia Regina Esteves

Os novos desembargadores do TJ-RJ, André Luiz Cidra e Lúcia Regina Esteves, se emocionaram na solenidade de posse ocorrida nesta segunda-feira (16), no Órgão Especial. Com agradecimentos à família, eles contaram suas trajetórias e destacaram o trabalho dos magistrados fluminenses e a expectativa da sociedade.

Na cerimônia, os desembargadores João Ziraldo Maia e Regina Lúcia Passos acompanharam André Cidra, enquanto os desembargadores Luciano Silva Barreto e Gizelda Leitão Teixeira conduziram Lucia Magalhães para os atos de leitura do compromisso e assinatura do termo de posse.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmou que parabenizou os novos desembargadores e destacou o bom trabalho de ambos.

“Os empossados há muito contribuem, destacadamente, com a magistratura fluminense. Juízes togados, serviram à população por anos com notório afinco. Em tantos casos julgados prestaram a jurisdição com responsabilidade tal que lhes valeu a promoção. Gostaria de, em nome de toda a magistratura estadual, dar-lhes as boas-vindas como desembargadores desse egrégio Tribunal de Justiça”, disse ele.

Leia também: Desembargadores André Cidra e Lúcia Regina Esteves tomam posse no TJ-RJ
TRE-RJ inaugura retratos de ex-presidentes da Corte
CNH vencida vale como documento de identificação pessoal, decide STJ

Em discurso, Cidra homenageou a família por acompanhá-lo em sua trajetória, falou sobre sua carreira na magistratura e citou “O Rio e o Oceano”, obra do guru indiano Osho (1931-1990).

“Com a promoção a desembargador, a fase da singularidade e de individualismo das decisões deixa de existir e passa a haver o coletivo. Esta transição me faz lembrar o texto ‘O Rio e o Oceano’. Rios novos chegam, assim como hoje, novos desembargadores tomam posse. Depois de mais de 26 anos do meu ingresso na magistratura, hoje encerro minha passagem como rio e chego firme, forte e oxigenado para tornar-me um oceano, que por uma década vem sendo considerado o melhor do país”, afirmou Cidra.

A desembargadora Lúcia Esteves agradeceu o apoio da família e chamou a atenção para o compromisso do Judiciário fluminense com a sociedade.

“O momento que estou vivendo é sublime. Ingressei na magistratura nos idos de 1994. Ascender após 25 anos a essa Corte muito me honra e emociona. Assumo o cargo de desembargadora em um momento ímpar na história do Brasil, em que a população almeja do Judiciário respostas céleres, efetivas, que valorizem a cidadania, a democracia, o Estado de Direito e a efetivação dos direitos humanos e garantias fundamentais”, declarou.

Além do presidente do TJ-RJ, a mesa da cerimônia de posse foi composta pela presidente da AMAERJ, Renata Gil; pelo procurador de Justiça Marlon Cordovil, representando o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem; pela deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ); e pelo desembargador Sergio Cavalieri Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio (biênio 2005-2006) e procurador do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

*Com informações do TJ-RJ