Brasil | 09 de novembro de 2017 16:16

No Dia Mundial da Adoção, juiz Daniel Konder fala sobre os perfis de adotantes e adotados

FOTO: Reprodução

No Dia Mundial da Adoção, o juiz Daniel Konder, integrante da Coordenação das Varas de Infância e Juventude do TJ-RJ, concedeu entrevista ao telejornal Edição das 13h, da emissora GloboNews. Hoje, o Brasil tem 8.241 crianças e adolescentes no Cadastro Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à espera de uma família. No mesmo cadastro há 41.645 famílias habilitadas para receber esses jovens.

Leia também: CCJ do Senado aprova projeto que agiliza adoção e dá prioridade a crianças com deficiência

Ele explicou porquê ainda há tantas crianças e adolescentes na fila de adoção, se a quantidade de famílias que querem adotar é cinco vezes maior. 

“O entrave é por causa do perfil dos adotantes e das crianças. Entre as famílias e casais que querem adotar, 97% querem crianças de 0 a 2 anos, uma única criança e branca. Enquanto isso, temos nos abrigos e instituições, crianças com idade mais avançada e adolescentes. Por isso a conta não fecha”, explicou o juiz.

Ele também falou sobre as tentativas do Juizado para reintegrar essas crianças às famílias de origem e as etapas do processo de adoção, como entrevista com psicólogos, assistentes sociais, etc. Confira a entrevista completa aqui.

 

Leia mais: TJ-RJ lança campanha sobre encaminhamento legal de bebês para adoção

O Globo publica artigo de Juliana Kalichsztein sobre entrega de bebê para adoção

Sérgio Ribeiro explica o processo de adoção internacional, em entrevista ao ‘Fantástico’