Brasil | 02 de outubro de 2017 15:42

Ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, assume cargo no TSE

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Napoleão Nunes Maia Filho e Jorge Mussi tomarão posse, em 24 de outubro, para o biênio 2017-2019 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ex-presidente da AMAERJ, Salomão assumirá a função de ministro substituto.

Maia Filho, que atuou no Tribunal de Justiça do Ceará, assumirá o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Mussi, que foi desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) assumirá como ministro efetivo, no lugar do ministro Herman Benjamin.

Aos 54 anos, Salomão é natural de Salvador (BA), e construiu a carreira no Rio de Janeiro. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez pós-graduação lato sensu em Direito Comercial. Em 2008, tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi advogado no Rio e promotor de Justiça em São Paulo. Ingressou na magistratura fluminense como juiz e foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Além de ter presidido a AMAERJ e a Escola Nacional de Magistratura (ENM), Salomão foi secretário-geral e diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Autor de livros e artigos jurídicos, o magistrado lecionou Direito Comercial na UFRJ e Direito Comercial e Processual Civil na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), onde é professor emérito. É também professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia–RJ.