Notícias | 28 de maio de 2012 16:17

Magistrados do Rio promovem julgamento simulado para estudantes de Direito

A Amaerj promoveu, na última sexta-feira (25), a primeira edição do projeto Simulado Recursal, do programa Juristur/Conhecendo o Judiciário. A primeira turma participante, composta por 20 estudantes, foi da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), de São Gonçalo. Os alunos, do 7º período, tiveram a oportunidade de aprimorar a prática jurídica através da simulação de um julgamento de Turma Recursal, onde fizeram sustentação oral e foram avaliados pelos juízes Paulo Sampaio Jangutta, diretor de Assistência da Amaerj e coordenador das Turmas Recursais do TJ-RJ, Simone de Araújo Rolim, titular da 24 ª Vara Cível da Capital e integrante da 1ª Turma Recursal, e Marcello Rubioli, titular da 2ª Vara Cível da Ilha do Governador e membro da 1ª Turma Recursal.

Magistrados e estudantes realizam Simulado Recursal no TJ-RJ

Segundo Paulo Jangutta, idealizador do projeto, o objetivo do Simulado Recursal é ampliar o acesso dos estudantes universitários à prática jurídica. “Durante o simulado foram avaliados a retórica, a persuasão e o poder de síntese do estudante. A oportunidade obriga o aluno a estudar e se inteirar das leis. O retorno para o acadêmico, tenho certeza, foi maravilhoso”, afirmou o magistrado. O Simulado Recursal, embora fictício, tem a mesma forma de uma sessão real de julgamento perante a Turma Recursal. Terminada a atuação dos estudantes, os magistrados julgam os casos, analisando a melhor postulação – retórica e persuasão – e a melhor fundamentação jurídica. Os vencedores dos processos ganham, cada um, exemplares do Anuário da Justiça.

Cada universitário defendeu seu “cliente” na simulação

Todos os 20 alunos tiveram a oportunidade de participar do simulado fazendo sustentação oral. Os universitários receberam, com antecedência, apostilas com processos reais e foram os responsáveis por defender o seu “cliente” em uma Turma Recursal do TJ-RJ. Por questões éticas, os nomes reais das partes foram omitidos do processo. Para Paulo Jangutta, é exatamente este o objetivo do projeto. “Nossa pretensão é que o maior número de estudantes participe, por isso cada um tem seus cinco minutos de fama. Este é o tempo de cada aluno para subir na tribuna e argumentar, passar seu recado. Não queremos que o estudante fique só de espectador, de plateia. No simulado ele tem contato com o Direito real, vivo”, explica o juiz, que definiu quais processos seriam estudados.

| Galeria de Fotos
 
O universitário Tony Carles aprovou a iniciativa. “É ótimo vir ao Tribunal e poder ter contato com a prática jurídica. A simulação é muito importante para adquirirmos experiência. Apesar de estar no 7º período, esta foi a 1ª vez que tive contanto com os juízes”, contou. A estudante Renata Hernandes disse que a turma treinou durante toda a semana. “Nos preparamos muito, até tarde da noite. Mas foi ótimo, muito gratificante. Nos ajuda demais a crescer na profissão”.

Os juízes elogiaram a qualidade do trabalho exercido pelos estudantes

A professora Adriana Guimarães Arebola elogiou a ideia do Simulado Recursal. “É um projeto extremamente importante para o estudante de Direito. Estimula a pesquisa, a busca por uma oratória melhor. É a oportunidade de ver a profissão deles de perto”.

O simulado faz parte do programa Juristur – Conhecendo o Judiciário, da Amaerj, que promove a aproximação entre o Poder Judiciário Estadual e os estudantes de ensino fundamental, médio e universitário. As inscrições para o Projeto Simulado Recursal podem ser feitas pelo telefone (21) 3133-2315, com a advogada Francisca Lima, ou pelo e-mail juristur@amaerj.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj