Notícias | 26 de abril de 2011 15:58

Juízes promovem palestras para valorizar a magistratura no dia da paralisação

Os juízes federais de todo o país farão uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira, dia 27, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas enfrentados pela magistratura federal. Em Brasília, o ato será marcado por um ciclo de palestras: “Em defesa da valorização da magistratura”, com a participação dos presidentes dos sindicatos de juízes de Portugal, Espanha e Itália, que lideraram movimentos em defesa da independência do poder Judiciário nos seus países. O CJF (Conselho da Justiça Federal), no entanto, já avisou: decidiu nesta segunda-feira (25/4) que deve cortar o dia de pagamento de todos os magistrados que aderirem à paralisação da categoria.

Reivindicações

Os juízes federais defendem o aumento de salário proporcional à inflação, em cumprimento ao artigo 37 da Constituição; mais segurança e melhores condições de trabalho; além disso, defendem também que seja implementada a decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que estabeleceu igualdade de direitos e garantias com os integrantes do MPF (Ministério Público Federal).

Em entrevista a Última Instância, ainda no final de março, o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais Brasileiros), Gabriel Wedy, garantiu que no dia da paralisação a população não será prejudicada e “pedidos urgentes, como habeas corpus, prisões e pedidos de liminar, serão atendidos”.

Fonte: Última Instância