segunda, 16 de julho de 2018

AMAERJ | 14 de agosto de 2017 15:12

‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha

Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Delicious Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Digg Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Facebook Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Google+ Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Link-a-Gogo Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on LinkedIn Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Pinterest Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on reddit Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on StumbleUpon Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Twitter Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Add to Bookmarks Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Email Share '‘Juizados Especiais do Rio de Janeiro são destacadamente os melhores do Brasil’, diz Saldanha' on Print Friendly Whatsapp

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Antonio Saldanha destacou a atuação dos magistrados do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (14), durante o 12º Encontro de Juízes dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do TJ-RJ. “A pessoa ingressa no sistema do Juizado e dois meses depois já tem audiência e sentença célere. Os Juizados do Rio são destacadamente os melhores do Brasil. É um sistema de grande efetividade”, disse.

Participaram da abertura do Encontro os presidentes Milton Fernandes (TJ-RJ), Renata Gil (AMAERJ) e Joaquim Domingos (COJES – Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais do TJ). Representante da AMAERJ na COJES, o juiz Luiz Alfredo Carvalho Júnior também participou do evento, no auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim (EMERJ).

Leia também: Juizados Especiais do TJ-RJ superam meta de produtividade do CNJ
Cojes e OAB tratam de aperfeiçoamento do sistema dos Juizados, na AMAERJ
Niterói ganha dois Juizados Especiais da Fazenda Pública

A presidente da AMAERJ parabenizou o trabalho dos magistrados e ressaltou a atuação da entidade por mais melhorias para os juízes. “Andando pelo Brasil todo, temos a certeza que os Juizados do Rio são a face mais produtiva do nosso Judiciário. Parabéns a todos os colegas que trabalham há tantos anos por esses altos índices. A AMAERJ continua buscando melhores condições de trabalho, instrumentos e meios. Hoje, o diálogo com a Cojes é muito franco, temos discutido abertamente a questão dos critérios.”

Milton Fernandes destacou a importância da discussão democrática de novos enunciados para os Juizados. “Nada melhor do que uma reflexão e um debate sobre um assunto pelos próprios operadores do assunto”, afirmou.

Antonio Saldanha fez um alerta sobre o ativismo judicial. “Cabe aos juízes uma decisão pragmática, é preciso abrir mão dos entendimentos pessoais e concentrar nos enunciados. O ativismo judicial é muito sedutor, mas o protagonismo do juiz é uma tragédia.”

Depois da abertura, os juízes começaram a votar cerca de 25 propostas de modificações de enunciados dos Juizados Especiais do TJ-RJ. A AMAERJ divulgará em breve as alterações.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roberto Carlos LMSilva 2017-08-16 22:38:57

Parabéns Dr Saldanha e Sucesso

O comentário não representa a opinião da AMAERJ; a responsabilidade é do autor da mensagem.