Internacional | 28 de março de 2017 15:29

Juiz Pedro Henrique Alves recebe homenagem em Paris

O juiz Pedro Henrique Alves (titular da 1° Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital) recebeu a medalha da Société d’Encouragement au Progrès (Sociedade de Incentivo ao Progresso), na Escola Militar de Paris. A organização francesa premia as pessoas que se destacaram em diferentes áreas da sociedade que visam o desenvolvimento social, tecnológico e científico da humanidade. Ele foi condecorado, na quinta-feira (23), pela atuação desenvolvida na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A Société d’Encouragement au Progrès foi fundada há 109 anos por franceses ilustres como os irmãos Lumière (inventores do cinematógrafo) e Albert Lebrun (presidente da França de 1932 a 1940). Dezenas de personalidades de todo o mundo tiveram seus trabalhos reconhecidos pela Société, entre eles os brasileiros Antonio Carlos Jobim, Roberto Marinho e Ivo Pitanguy.

Homenageado

Pedro Henrique Alves não planejava estudar Direito. Ele queria estudar engenharia, mas por falta de condições financeiras cursou Direito em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), onde conheceu o lado social da profissão, voltado para a igualdade de direitos. Foi aprovado em diferentes concursos e iniciou sua carreira como juiz nas varas de infância e juventude, onde permanece há mais de 20 anos.

“Sempre tento fazer o melhor, principalmente quando vejo uma criança, um adolescente ou um idoso cujas vidas podem ser modificadas para melhor com uma decisão minha”, afirma o magistrado. Pedro Henrique é casado com a também juíza Maria Daniella Binato.