Notícias | 22 de fevereiro de 2011 17:44

Jornal do Commercio, Agência Senado e AMB repercutem artigo do presidente da Amaerj

Publicado ontem (21) pelo jornal “O Globo” o artigo do presidente da Amaerj, desembargador Antonio Siqueira, intitulado “O salário dos juízes” também foi publicado no Jornal do Commercio, no site do Senado Federal, pela Agência Senado, e no site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O texto parte dos recentes aumentos salariais obtidos pelo Legislativo e Executivo para discutir “a falsa ideia de que os Magistrados ganham salários muito elevados”.

De acordo com o desembargador, “os juízes não legislam sobre os próprios ganhos, como fazem os parlamentares, pois dependem destes para a aprovação e do Poder Executivo para a sanção de projetos de lei referentes aos seus vencimentos. Também não ganham extras de qualquer natureza. Recebem simplesmente o seu salário mensal, ao longo de toda a carreira. Assim, não se deve comparar os seus proventos com os de ministros de Estado, que, entre outras fontes, têm jetons por integrarem conselhos de empresas de economia mista, que superam o próprio valor dos subsídios, chegando, em alguns casos, a R$60 mil, ou de parlamentares, que também ganham extras para participar de sessões extraordinárias e recebem substantiva verba de gabinete para viagens, moradia, combustível e outras despesas, no montante de R$100 mil.”

O artigo já está no site da Amaerj, na área restrita. Para conferir basta acessar a página, fazer o login e clicar em “Artigos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Amaerj