Artigos | 29 de abril de 2019 16:39

Igualdade de gênero no processo civil é tema de artigo

Nancy Andrighi e Marcelo Mazzola | Divulgação

O site ConJur (Consultor Jurídico) publicou, nesta segunda-feira (29), o artigo “Reflexões sobre a igualdade de gênero no processo civil”, escrito pela ministra Nancy Andrighi, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e pelo professor Marcelo Mazzola, da EMERJ (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) e da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

“Embora ainda existam graves disparidades entre homens e mulheres (salariais, trabalhistas, no plano político, em cargos públicos, etc.), é possível perceber uma forte escalada normativa nos últimos anos, em prol da igualdade de gênero. Especificamente no campo do processo civil, os avanços foram significativos, mas ousamos dizer que de nada adiantam as reformas, se os espíritos permanecem congelados”, destacam.

Leia também: TJ-RJ publica editais com 14 vagas de remoção e promoção
EMERJ debate a efetividade da ação de improbidade na sexta-feira
TJ-RJ sedia Encontro de Coordenadores da Infância e Juventude

“É preciso um giro de mentalidade, uma releitura de antigos dogmas, mirando-se os vetores estruturantes do Estado Democrático de Direito. A luta pela igualdade de gênero não deve ser apenas das mulheres, mas de toda a coletividade.”

Clique aqui para ler a íntegra do artigo.