Cultura | 27 de julho de 2017 15:45

Fazenda São Luiz da Boa Sorte inaugura Museu do Café neste sábado

Com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no Brasil por meio de exposições e atividades culturais, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, fundada em 1835, inaugura neste sábado (29), às 15h, o Museu do Café. A histórica fazenda é umas das principais do Vale do Café fluminense. Tombada pelo patrimônio histórico estadual, ela fica localizada na rodovia Lúcio Meira (BR 393 – KM 210), nº 18.136, em Vassouras (RJ).

O período áureo do ciclo cafeeiro no Brasil ocorreu na segunda metade do século XIX e projetou o país como maior produtor e exportador de café no mundo, gerando um grande desenvolvimento econômico para a região, proporcionando a construção de ferrovias, iluminação pública e obras de infraestrutura.

No Sul Fluminense, os novos barões do café faziam parte de uma geração que foi estudar na Europa. Eles quiseram transportar o que viveram fora do país para dentro de suas fazendas. Sendo assim, reformaram as antigas sedes, algumas em construções suntuosas, compraram objetos diversos, como pratarias, louças e obras de arte.

A região, portanto, foi nesse período o novo centro do poder. Por isso, é uma oportunidade de vivenciar esse momento peculiar da nossa história, que alia natureza bucólica a arquitetura imponente, representante de uma época.